Ibiramenses de baixa renda devem fazer atualização do CadÚnico

27/04/2020 10:34

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, convoca pessoas que integram famílias ibiramenses em situação de pobreza e extrema pobreza para inscrição ou atualização junto ao Cadastro Único (Cadúnico), do Governo Federal. Por meio do cadastro, o Poder Público tem a possibilidade de implementar politicas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

De acordo com a secretária da pasta, Fabiani Tenfen Soberanski, uma equipe está a disposição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ibirama, para auxiliar estas pessoas a efetivarem a inscrição no CadÚnico. “Iniciamos este trabalho para auxiliar as pessoas que estavam em busca do auxílio emergência, porém, a inscrição no Cadastro facilita a liberação de benefícios requeridos ao município”, destacou.

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário-mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários-mínimos de renda mensal total.

O atendimento no CRAS deve ser agendado, por meio dos telefones 3357-8530 ou Whastapp 98828-7669. “Os agendamentos são importantes para evitarmos aglomerações e podermos atender da melhor forma possível o cidadão,”, frisou a secretária.

Benefícios aos cadastrados

Quem atender aos critérios e estiver inserido no CadÚnico pode ser beneficiário do Programa Bolsa Família, para famílias com renda per capita de 0 a R$ 89,00 (extrema pobreza) e de R$ 89,01 a R$ 178,00 (pobreza).

As famílias com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo podem se beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Esta medida também beneficia inseridos no Programa Bolsa Família, com famílias de até três salários-mínimos, com um ou mais de seus membros portadores ou patologias, famílias indígenas e Quilombolas.

A inscrição no CadÚnico pode ainda garantir isenção de Taxa para concursos públicos, viagens de Ônibus Interestadual gratuitas, para jovens com idade entre 15 a 29 anos e renda familiar de até dois salários-mínimos.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP