Poder público e iniciativa privada lançam campanha Abrace Ibirama

15/04/2020 08:02

A campanha Abrace Ibirama, idealizada pela Prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Empresarial e Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, será lançada nesta quarta-feira, 15, às 14h30min, no ambiente externo da prefeitura de Ibirama. Os objetivos do poder público e das entidades da sociedade civil organizada são reforçar as medidas de prevenção ao Coronavírus dentro de espaços públicos, estabelecimentos comerciais e industriais, estimular a recuperação econômica e promover a autoestima dos ibiramenses.

Ações de prevenção e combate ao vírus

Equipes formadas por voluntários e profissionais da área da saúde farão ações de fiscalização ostensiva dentro de estabelecimentos comerciais e industriais. Na oportunidade, serão repassadas orientações relativas ao uso de equipamentos de proteção individual, cuidados com a higiene de funcionários e espaços de uso comum.

Após um período, estas equipes retornarão a estes locais, em datas e horários aleatórios, para verificar se as medidas estão sendo colocadas em prática. Ao constatar que o estabelecimento segue as normas de segurança, ele receberá um Selo de Certificação alusivo à campanha.

Também estão previstas ações específicas na área da Saúde, como a implantação de uma Unidade Sentinela para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas gripais ou respiratórios agudos. O espaço funcionará no consultório cedido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama, localizado no Parque e Centro de Eventos Manoel Marchetti. “Desta forma conseguimos separar os pacientes com sintomas de problemas respiratórios dos demais, garantindo menor incidência de disseminação do vírus, proporcionando mais segurança aos profissionais da área e cidadãos que necessitarem de serviços de saúde”, comentou a secretaria de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen.

Estímulo à economia local

Após o longo período de quarentena imposto pelos órgãos de saúde do Estado e Governo Federal, o que impediu o faturamento de diversas empresas, a campanha Abrace Ibirama pretende chamar a atenção da comunidade para realizar suas compras no comércio local.

O presidente da CDL de Ibirama, Ariel Henrique de Oliveira, fala da importância da retomada das atividades econômicas, que devem seguir em consonância com as medidas de prevenção. “Pedimos que os ibiramenses prestigiem o comércio local, pois é desta forma que o município irá se recuperar dos prejuízos causados pela pandemia. Mas, é fundamental que as medidas de prevenção sejam tomadas para evitarmos a disseminação da doença”, destacou.

O presidente da Aciibi, Sálvio Giacomozzi, destacou a importância da união da classe produtiva na recuperação da economia. “Ibirama é um município com indústrias fortes e consolidadas, porém, ainda não temos uma estimativa do prejuízo que será causado pela pandemia. Precisamos estar unidos para que possamos garantir empregos e retomar a produção no município, o que impactará diretamente na economia e no cotidiano das pessoas”, afirmou.

Abrace Ibirama

Neste período serão produzidas camisetas, as quais serão comercializadas e os lucros serão revertidos para um fundo de combate ao Coronavírus no município. Também será criado um espaço para o cadastro de pessoas que estejam interessadas em participar voluntariamente da causa. O engajamento da população também será possível por meio de ações em redes sociais, na interação e compartilhamento de ações desenvolvidas pela campanha.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, o Abrace Ibirama representa uma união de esforços para a recuperação econômica e da autoestima da população. “Estamos passando por um dos períodos mais difíceis de nossa história. Somente com a união do poder público e da iniciativa privada é que conseguiremos ultrapassar os obstáculos para voltarmos a normalidade”, frisou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP