Moradores do bairro Taquaras devem ser imunizados contra Febre Amarela

03/04/2020 08:39

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, convoca os moradores do bairro Taquaras, para serem imunizados contra a Febre Amarela. Eles devem procurar o Posto de Saúde do bairro, que fica ao lado da antiga creche, na próxima terça-feira, 7, entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

A medida foi motivada pelo aparecimento de um macaco da espécie Bugio, morto numa área de mata próxima a localidade de Ribeirão Taquaras. É o segundo macaco encontrado morto este ano em Ibirama. O outro caso ocorreu em fevereiro, quando um macaco também foi encontrado morto às margens da rodovia SC-340, sendo que os moradores dos bairros Ponto Chic e Nova Stettin tiveram que ser imunizados.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, esta medida é uma determinação da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. “Quando um macaco é encontrado morto, faz parte do protocolo de combate a Febre Amarela imunizar as pessoas desta região. Assim como o Covid-19, a Febre Amarela também mata, mas, para esta doença existe vacina que é fornecida gratuitamente”, destacou.

Devem ser vacinadas pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Os interessados que tiverem idade superior, só poderão ser imunizados com encaminhamento médico. No momento da vacinação o cidadão deve portar documento de identidade, carteira de vacinação e cartão nacional do SUS.

Os demais moradores do município também devem procurar as doses da vacina, nas UBSs do Centro, bairro São Miguel ou Distrito de Dalbérgia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A recomendação do Departamento de Vigilância em Saúde de Ibirama é que se qualquer pessoa encontrar ou avistar algum macaco doente ou morto, a situação deve ser informada à Secretaria de Saúde de Ibirama, por meio do telefone 3357-8640, para que os técnicos adotem as medidas necessárias.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP