Prefeitura de Ibirama define ações contra Covid-19

16/03/2020 13:06

Uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas, realizada na manhã desta segunda-feira, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, entre representantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Procon, entre outros órgãos municipais, traçou metas para garantir a prevenção da disseminação do Covid-19 no município.

Eventos municipais que seriam realizados foram cancelados, com objetivo de evitar aglomerações de pessoas, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. Entre eles, o Wandertag, que seria realizado no dia 22 de março, na localidade de Ribeirão das Pedras e os Jogos Municipais dos Idosos, que seriam realizados entre 17 e 19 de março. Os eventos serão reagendados.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, entrou em contato com o secretário Executivo da Amavi, Paulo Roberto Tschumi, para que a entidade organize uma reunião para definir normas padrões de combate ao vírus na região. “Sabemos que é comum o deslocamento de pessoas entre cidades do Alto Vale do Itajaí, principalmente em relação a trabalho e estudos, portanto, é fundamental que cada município faça sua parte para que possamos evitar a disseminação do Covid-19”, destacou. A expectativa é que a reunião seja realizada na próxima quarta-feira.

Prevenção é a palavra de ordem

Cartazes e flyers de orientação sobre os cuidados com a prevenção, produzidos pelo Ministério da Saúde, serão distribuídos em escolas, empresas e estabelecimentos comerciais.

O Covid-19 é um vírus que provoca em 80% da população sintomas de um resfriado leve. Os sintomas da doença são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, falta de ar, fraqueza e dor no corpo. A pessoa deve procurar as unidades de saúde quando apresentar pelo menos dois dos sintomas acima, e ao apresentar o sintoma de falta de ar, deve procurar a unidade hospitalar mais próxima.

Nos demais casos, não há necessidade de procurar a unidade de saúde, e a recomendação é que ao saírem de casa usem máscara.

O vírus que provoca a doença é transmitido por gotículas de saliva, que podem contaminar uma pessoa saudável pelos olhos, nariz ou boca. Ao tossir, ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável, e na falta desses itens, utilizar o antebraço, nunca as mãos. Além disso, a recomendação é que todos mantenham distância de pessoas doentes.

Como evitar a infecção

Existem medidas que podem aumentar a prevenção e evitar a disseminação do vírus, como lavar as mãos frequentemente, por cerca de 20 segundos, com água e sabão. Utilizar álcool gel. Evitar lugares com aglomeração de pessoas ou fechados. Não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar deslocamentos enquanto a pessoa estiver doente.

O vírus permanece por até 24 horas em objetos, portanto, a única forma de eliminá-lo é realizar limpeza constante e manter os ambientes ventilados.

Procon pode multar estabelecimentos com preços abusivos

Conforme o Art. 39, do Código de Defesa do Consumidor, no caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao Covid-19, o estabelecimento está sujeito as penalidades previstas em lei, entre elas, multa.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a importância da prevenção. “Estamos seguindo todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, porém, precisamos do apoio de todos para evitar a disseminação do vírus, pois a prevenção é uma responsabilidade de cada um”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP