CEI de Ibirama recebe prêmio nacional de acompanhamento de aprendizagens

19/02/2020 10:27

O Centro de Educação Infantil Ruth Schlei, de Ibirama, recebeu o prêmio de Escola Destaque Nacional Na Prática de Acompanhamento de Aprendizagens, devido ao trabalho de avaliação mensal do desenvolvimento dos bebês da unidade, que compreende crianças com idade entre 4 e 18 meses. A distinção foi entregue durante o evento de Pactuação do Programa Parceria pela Valorização da Educação 2020, realizado em São Paulo, SP, no dia 11 de fevereiro.

Ao todo, foram 1.227 escolas participantes, de 101 municípios brasileiros, sendo que a unidade de Ibirama foi uma das 10 escolhidas para a final.

A ideia das avaliações mensais surgiu devido à necessidade de registros fidedignos dos bebês para auxiliar no replanejamento pedagógico. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Aline da Silva, o trabalho de avaliação contínua das crianças é compartilhado com os pais e familiares. “Algumas fases do desenvolvimento do bebê podem ocorrer de forma mais harmoniosa e tranquila, porém, existem os contratempos. Mas, quando a família sabe em tempo real, quais são as estratégias utilizadas no CEI para o desenvolvimento dos bebês, podem contribuir com relatos de vivências que acontecem em casa, e assim conseguimos pensar e fazer com que a trajetória pelas fases do desenvolvimento infantil se torne mais leve e significativa”, afirmou a educadora.

O compartilhamento do projeto junto aos pais e responsáveis é possível por meio do Portal do Aluno, um ambiente online disponibilizado pelo sistema de gestão educacional do EducaCIM, da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), como também, o compartilhamento online de fotos no Drive da plataforma Google For Education, de todas as atividades realizadas no CEI. “Com base nos relatórios semanais os professores elaboram as avaliações mensais que são enviadas as famílias no início de cada mês, permitindo um acompanhamento educacional por parte dos pais e uma melhoria significativa no desenvolvimento das crianças”, destacou.

As professoras que participaram da elaboração do projeto foram as pedagogas Silvana Aparecida Sehnem, Juliana Cristina Krause, Nilse Filagrana, Kételi Bianchatti, e as Educadoras físicas, Jaqueline Scherer e Sabrina Luise Elert.

O PVE é desenvolvido com todas as Escolas e CEIs da rede municipal de ensino do município. Durante o evento de premiação, Ibirama renovou a parceria com o programa junto ao Instituto Votorantim. “Através do PVE, o CESAP tem contribuído com o desenvolvimento da educação dos municípios. Estamos todos engajados, com o compromisso de promover a participação social e a melhoria da qualidade da educação pública”, destacou o Gerente do CESAP, Luís Cláudio Ribeiro.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo CEI Ruth Schlei