FIA financiará mais de R$ 145 mil em projetos voltados às crianças e adolescentes de Ibirama

04/02/2020 13:35

Foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, o ato de assinatura dos termos de fomento com as entidades que promoverão projetos sociais em 2020, voltados às crianças e adolescentes, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), fundo financeiro gerido pelo Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

Ao todo, 11 projetos foram contemplados, os quais receberão investimentos de mais de R$ 145 mil. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Tenfen Soberanski, o recurso é oriundo de parte do Imposto de Renda destinado por pessoas físicas ou jurídicas diretamente para o fundo. “O contribuinte, na hora de declarar seu imposto de renda, tem a opção de destinar parte desse dinheiro diretamente para ações sociais em Ibirama. É uma forma do dinheiro ser aplicado aqui, em nossa cidade”, frisou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a contribuição do município, que a partir de 2020, destinará anualmente 0,35% da corrente líquida do município ao FIA. “São recursos destinados diretamente dos cofres do município para realização de trabalhos voltados às crianças e adolescentes. Importante frisar que estes recursos serão administrados pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, destacou. O valor repassado pelo município é de R$ 197.800,00.

Em caso de sobra de dinheiro, o recurso ficará alocado no FIA e poderá ser utilizado no ano posterior. Este recurso também poderá ser utilizado para capacitação de profissionais que atuam com crianças e adolescentes, sendo que o dinheiro só poderá ser liberado após aprovação dos membros do CMDCA.

Saiba quais são as entidades beneficiadas e conheça um pouco dos projetos:

Projeto: Jovens Líderes Multiplicadores

Projeto: Adolescência, Aprender à Aprender

Entidade proponente: Secretaria de Educação Cultura e Esportes

Valor: R$ 12.060,00

Projeto: Espaço Reflexivo do Neurodesenvolvimento Saudável: Interface entre Família e o Centro de Educação Infantil

Entidade proponente: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Valor: R$14.860,00

Projeto: Ciranda da Criança Integral 2020 – ano 2

Entidade proponente: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirama

Valor: R$ 7.297,00

Projeto: Fanaibi (Fanfarra da APAE de Ibirama)