(47) 3357 8500

No Domingo, Ibirama estará na Globo

17/01/2020 11:25

Na quinta-feira, os atletas do downhill de Ibirama, Lucas Borba, Nataniel Giacomozzi, Muriel Lohn (representando a FMD de Rio do Sul) e as meninas, Ana Xavier e Bruna Ulrich, embarcaram para a cidade de São Roque, SP, onde representarão a cidade e o país em mais uma Copa América de Downhill 4X, que será realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro, no Ski Mountain Park. O evento faz parte do Verão Espetacular, com transmissão dentro Esporte Espetacular, no domingo, a partir das 9h15min, na Rede Globo de Televisão.

 

A principal missão dos atletas brasileiros é manter a hegemonia do país na competição, onde desde a criação do torneio em 2002, foram nove vitórias dos brasileiros nas 11 temporadas. Os ibiramenses competirão com atletas do Equador, Chile e República Tcheca.

 

Na competição do ano passado, Bruna Ulrich foi desclassificada na semifinal por percorrer parte da pista fora do traçado. O mesmo aconteceu com Lucas Borba, jogado para fora da pista, na penúltima curva da corrida da semifinal, após o choque com um dos adversários. Giacomozzi, que se recuperava de uma lesão, não alcançou o tempo necessário para classificação. A caçulinha da equipe ibiramense, Ana Xavier, também ficou na semifinal da competição em 2019. “A expectativa da nossa equipe é a melhor possível, após estes problemas na competição do ano passado, nos preparamos ainda mais para que possamos chegar na final”, destacou Borba.

 

Na pista de 600 metros montada no Ski Mountain Park, um dos grandes nomes cotados para quebrar a soberania dos brasileiros é Tomas Slavik. O tcheco é tetracampeão mundial de 4X e foi vice-campeão da Copa América de Downhill 4X em São Paulo, em 2018. O piloto promete vir forte e brigar no topo contra o brasileiro Gabriel Giovannini, atual bicampeão do torneio.

 

Ao todo, 64 pilotos estarão presentes para buscar uma vaga para as oitavas de final, no domingo. Na briga pelo título no masculino também estão os equatorianos Alejo Ortiz, vice-campeão da prova em 2014, e Mario Jarrin, campeão pan-americano da modalidade.

 

Os únicos estrangeiros a conseguirem vencer a etapa de São Roque foram os chilenos Sebastián Vasquéz, em 2005, e Enrique Genova, em 2015. Neste ano, o país terá Ian Rojas, campeão do Downhill Urbano, em Valparaíso, e Sebastian Dias para tentar novamente surpreender os brasileiros.

 

A programação começará nesta sexta-feira, com a entrega de kits e placas de identificação e os treinos livres. No sábado serão duas tomadas de tempo (descidas individuais) para todos os participantes, uma pela manhã e outra de tarde, com 13 obstáculos e oito curvas. Os 24 pilotos que fizerem o traçado no menor tempo passarão para o domingo, juntando-se aos oito convidados. No feminino, 12 atletas passam para o domingo, ao lado das quatro melhores de 2018.

 

Programação da Copa América

18/01 – Sábado

8h às 9h - Treino livre, masculino e feminino

9h30 às 12h - 1ª tomada de tempo, masculino e feminino

13h30 às 14h - treino livre

14h30 às 16h - 2ª tomada de tempo, masculino e feminino

 

 

19/01 – Domingo

7h30 às 8h30 - treino livre

9h15 - início da prova principal

 

Com informações: GloboEsporte.com

Fotos: Foto: Leo Shibuya/MBraga Comunicação

Download das fotos em alta resolução
Carregando