Símbolos do Weihnachtsmarkt, lanternas ganham destaque na decoração natalina

03/12/2019 15:24

O Weinhachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama, tem como principal símbolo as Lanternas de Natal, que ganharam destaque na decoração do Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti. As três lanternas gigantes possuem 2,20 metros de altura e 1,60 metro de largura cada, porém, quando sobrepostas alcançam quase 5 metros. Elas estão instaladas em frente ao Pavilhão de Eventos e foram adquiridas por meio de uma parceria com a Associação Empresarial de Ibirama (ACIIBI)

As Lanternas de Natal estão ligadas a tradição alemã que tem como personagem principal, São Martinho (Sankt Martin), um soldado do exército romano que, em uma noite fria de inverno, dividiu seu manto com um mendigo que sofria ao relento. Diz a lenda que nesta mesma noite, Jesus Cristo apareceu a São Martinho em sonho, vestindo a metade do manto que ele havia dado ao mendigo. A partir daí ele passou a ser adorado como um símbolo da virtude Cristã de amor ao próximo.

Na Alemanha, Sankt Martin é celebrado no dia 11 de novembro, quando crianças confeccionam lanternas para personificar o amor ao próximo.

Vela gigante também faz parte dos símbolos do Natal

Outra tradição do Natal alemão diz que um senhor costumava colocar velas em sua janela para iluminar o caminho dos viajantes. Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus Cristo traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.

E para relembrar esta tradição, uma torre que abriga a caixa d’água do Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti, recebeu uma chama, tornando-se um dos maiores símbolos natalinos da região. A estrutura possui cerca de 29 metros de altura e promete ser mais uma atração da decoração natalina. De acordo com o vice-prefeito Jucélio José de Andrade, que coordenou o projeto, as velas revelam a presença de Cristo e representam a fé das pessoas. “Assim como as lanternas, este símbolo natalino foi pensado com muito carinho pela organização da festa para oferecer atrativos diferenciados à população”, destacou.

Praça dos Pinheiros

Por meio de uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ibirama, a popularmente conhecida Praça do Beija-flor, recebeu 35 Árvores de Natal adquiridas por lojistas parceiros. Além disso, um dos principais símbolos do Natal está representado em uma estrutura com cerca de 15 metros de altura, que se destaca em meio às luzes natalinas.

A Árvore de Natal é, por tradição, um pinheiro, considerada uma das poucas árvores que conseguem manter suas folhas mesmo nos dias de frio intenso, simbolizando a vida e esperança. Cada enfeite traz um simbolismo. As luzes, por exemplo, representam as estrelas, e a estrela que costuma ser colocada no topo da árvore, representa a Estrela de Belém.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP