Venha conhecer as praças temáticas do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama

29/11/2019 16:39

A decoração natalina de Ibirama está quase pronta para abertura do Natal, que será realizada no próximo domingo, 1º de dezembro, a partir das 18h, na Praça Erwin Scheidemantel. Além do acendimento das luzes natalinas, o Papai Noel mais radical do Alto Vale promete uma chegada espetacular na maior tirolesa urbana do país, tudo embalado pela Banda Municipal Francisco Gnich. Os anjos também virão dos céus para anunciar o nascimento do menino Jesus.

Um dos diferenciais do Natal em Ibirama são as decorações temáticas, que estão distribuídas nas praças do município. Este ano, o novo espaço do Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti recebeu atenção especial, inclusive com a nova casa do Papai Noel, que durante os dias do Weihnachtsmarkt estará hospedado na casa enxaimel da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Vila dos Pets

Localizada na histórica Praça da Bandeira, na rua Dr. Getúlio Vargas, na Vila dos Pets encontram-se casinhas, potes com água e imagens de cachorros e gatos, além de iluminação e estrelas. A decoração temática é uma atração a parte para todos os pets.

Vila do Quebra Nozes

No ano passado estava instalada na Praça Lindo Sardagna, porém, este ano a vila foi transferida para o Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti. É inspirada em um dos três balés que Piotr Ilitch Tchaikovsky compôs. Ele foi baseado em um fragmento do conto de E.T.A. Hoffmann, conhecido como O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas. O enredo é baseado na época natalina.

Vila das Neves

Localizada na Praça Lindo Sardagna, na rua Dr. Getúlio Vargas, o espaço ganhou vida com a colocação de bonecos, flocos de neve e outros adornos tradicionais do Natal.

Árvore da Integração

Localizada na Praça José Deeke, ao lado dos Correios, a Árvore da Integração, composta por 60 lanternas fabricadas por artesões ibiramenses, é a principal atração da praça, que é complementada por outros adornos natalinos.

Vila dos Esportes Radicais

Ibirama é considerada a capital catarinense do turismo de aventura, pensando nisso, a organização transformou o Monumento do Centenário na Vila dos Esportes Radicais. No espaço tem Papai Noel descendo de tirolesa, fazendo rapel, andando de caiaque, praticando ciclismo e caminhando.

Vila dos Anjos

A Praça Engenheiro Pederneiras foi tomada por anjos, que representam o anjo Gabriel, o anjo da anunciação. Ele foi o responsável por levar a mensagem do nascimento de Jesus a Maria. As imagens ganham um brilho diferenciado com a iluminação, e a árvore localizada na Praça carrega as notas musicais do canto dos anjos.

Vila das Renas

Conhecidas por serem as companheiras inseparáveis do bom velhinho, pois são responsáveis por puxar seu trenó, as renas ganharam um espaço especial na decoração natalina, junto a Casa do Noel, no Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti.

O Presépio

A Praça Erwin Scheidemantel, em frente a Igreja Matriz Santo Huberto, recebeu o Presépio, iluminado por um jogo de luzes coloridas. O espaço representa o nascimento de Jesus Cristo.

Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti

Este ano o Papai Noel terá duas casas. Durante os dias de evento na Praça Erwin Scheidemantel, ele estará instalado na Casa da Leitura, que se transformará no espaço do bom velhinho. Durante os dias de evento no Parque, ele utilizará a casa enxaimel da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A decoração do Parque será complementada com o Queba Nozes, Vila das Renas, além de três lanternas de Natal gigantes, instaladas em frente ao Pavilhão de Eventos.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP