Novo sistema de trânsito de Ibirama completa um mês de funcionamento

14/10/2019 14:21

Nesta terça-feira, 15, o novo Sistema de Mobilidade Urbana de Ibirama completa um mês de funcionamento. Mesmo após a liberação do tráfego de veículos na Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini, realizada no dia 15 de setembro, técnicos responsáveis pela concepção do projeto continuaram avaliando as mudanças.

De acordo com o Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Transportes, Alexandre Gevaerd, a implantação do novo sistema foi exitosa, exigindo apenas algumas alterações pontuais em relação a sinalização viária. “Congestionamento zero no cruzamento entre as ruas 11 de Março, Duque de Caxias e Tiradentes. Precisamos fazer algumas alterações de sinalização, que deram total fluidez ao trânsito naquela região”, destacou.

Gevaerd lembrou o dia seguinte ao início do novo sistema, quando um caminhão rompeu parte da fiação aérea na rua 3 de Maio, prejudicando o tráfego. “Mesmo com o problema, que já foi solucionado, o trânsito rodou muito bem, exceto na hora do rush, quando a passagem foi fechada para finalização dos consertos”, destacou. Outra complementação importante foi o acesso à rua Iba G. dos Reis, que foi liberado com a efetivação do projeto de ilhas canalizadoras no canteiro central da rua Tiradentes. “O trânsito está rodando muito bem e os usuários já estão adaptados e satisfeitos com o novo sistema”, afirmou o Engenheiro Civil.

O arquiteto e urbanista, Antonio de Padua Baker Botelho, destacou a importância da Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini na implantação do novo sistema. “Esta ponte propiciou uma nova amplitude urbana. Com a revitalização de toda a rua Tiradentes, que deverá ocorrer no início do ano que vem, Ibirama terá uma nova identidade”, destacou.

O novo sistema semafórico e o binário das ruas Tiradentes, 3 de Maio e Anita Garibaldi, também foi bem avaliado pelo corpo técnico. Com a revitalização da rua Tiradentes, que terá início no primeiro trimestre de 2020, os canteiros centrais da via serão retirados. “Isso garantirá uma mobilidade ainda melhor para os motoristas que por ali trafegam. Sem dúvida, Ibirama, viverá um novo tempo”, afirmou Gevaerd.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, comemorou as mudanças, que resultarão em mais fluidez, segurança, desenvolvimento e qualidade de vida para os ibiramenses. “Todo o trabalho de sensibilização da comunidade sobre a importância dessas mudanças foi feito, sendo que a transição não causou problemas significativos, apenas algumas questões pontuais. Lembramos que esta é uma ação que visa proporcionar melhorias coletivas para a população de Ibirama”, destacou.

Novo sistema chega a etapa 4

Com a implantação das alterações no trânsito na área central, o município alcançou a 3ª etapa do novo sistema de mobilidade urbana do município. A primeira foi a conclusão do trevo de acesso à BR-470 pela rua Blumenau, e a segunda, a conclusão da ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini.

A quarta etapa será a revitalização da área central da cidade, que receberá nova pavimentação asfáltica, passeios em paver, ciclovia, organização nos estacionamentos, nova iluminação pública e nova rotatória entre as ruas Tiradentes, Marquês do Herval, 15 de Novembro e 3 de Maio, próximo à agência do Banco do Brasil.

O orçamento para a revitalização é de cerca de R$ 2 milhões, valor que deverá ser reduzido o processo licitatório. O projeto está em tramitação na Caixa Econômica Federal, e conta com recursos dos Ministérios das Cidades e Turismo, viabilizados pelos deputados Rogério Peninha Mendonça e Aldo Schneider, como também, pelo senador Dário Berger e suplente, Genésio Ayres Marchetti.

A quinta etapa consiste na construção de novas rotatórias e melhorias em trevos de acesso, como no bairro Areado, na intersecção entre a rua 15 de Novembro e Avenida Castelo Branco, no bairro Ponto Chic, na intersecção entre as ruas Marquês do Herval e Mirador. Também no trevo de acesso a SC-340, próximo a Mercearia do Queijeiro, e a rotatória na intersecção entre as ruas Dr. Getúlio Vargas, rua Castro Alves e ponte Laerte Rossini. “Todos os projetos foram elaborados por profissionais técnicos e estão prontos para execução. Estamos viabilizando um empréstimo para execução dessas obras, dentro da capacidade de endividamento do município, porém, se não conseguirmos, pelo menos já temos os projetos concluídos”, afirmou o prefeito.

A última etapa consiste na implantação de ciclovias e sinalização viária horizontal e vertical nas ruas 11 de Março, Dr. Getúlio Vargas e Marquês do Herval.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP