Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. Em todo país, o SUAS é gerido em quatro níveis: pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados e pelos municípios.

As responsabilidades da União passam principalmente pela formulação, apoio, articulação e coordenação de ações. Os Estados, por sua vez, tem suas responsabilidades definidas pelo NOB SUAS. Já as responsabilidades da gestão municipal, em cada município, podem ser habilitadas em até três níveis: gestão inicial, básica ou plena.

Atualmente, é na Gestão Básica que Ibirama se encontra. Por aqui, além de atender requisitos mínimos, o município assume, com autonomia, a gestão da proteção social básica, mantendo também em funcionamento conselhos, fundos e planos municipais de assistência social.

Conheça o Plano Municipal de Assistência Social de Ibirama 2014/2017