(47) 3357 8500

Aprenda a fazer a Compostagem

 

No Município de Ibirama a compostagem já acontece nas unidades educacionais, sendo 6 escolas e 6 Centros de Educação Infantil. A compostagem nas unidades educacionais acontece por meio de um projeto chamado Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia (PEHEG) desde o ano de 2013. Este Projeto é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e é fundamentado na importância e necessidade de se intervir na cultura alimentar e nutricional da população, e da articulação entre as áreas de educação, ambiente e alimentação (nutrição e gastronomia).

 

A compostagem é basicamente a reciclagem do material orgânico onde os restos de alimentos serão transformados em adubo orgânico tornando o solo fértil e ótimo para a horta.

 

Existem várias formas de fazer a compostagem de maneira segura sem a geração de odor e sem atrair animais como ratos por exemplo. A mais simples é a compostagem que já é realizada nas escolas e centros de educação infantil que é conhecida como método de Lages. Este método é realizado através do depósito da matéria orgânica diretamente sobre o solo e após um período de 30 ou 40 dias está pronto para o plantio de hortaliças e outras plantas que podem ser plantadas em sua horta.

 

O que você vai precisar?

  • Ferramentas: um recipiente para armazenar a matéria orgânica e alguma ferramenta que você possa utilizar para fazer furos na composteira para a entrada de ar.
  • Material de difícil decomposição e que tenha textura fina como por exemplo: serragem de madeira que não seja tratada, folhas trituradas, grama, corte de capins (secos), etc.

 

Como fazer a compostagem:

 

1 - Primeiro separe o resíduo orgânico dos demais resíduos e se preferir armazene em um balde com tampa.

 

2 - Depois deposite a matéria orgânica sobre o solo onde deseja construir a sua horta. Esta camada de matéria orgânica deve ter de 10 a 15 centímetros de altura. Lembre-se de depositar a matéria orgânica somente quando for cobrir adequadamente.

 

3 - Em seguida, cubra a matéria orgânica com o material de difícil decomposição com aproximadamente 5 cm de altura (importante cobrir toda a matéria orgânica para não atrair animais).

 

4 – É preciso fazer buracos para a entrada de oxigênio na compostagem pois as bactérias precisam de oxigênio para a decomposição da matéria orgânica. Em dias quentes, fazer os buracos em dias alternados (dia sim, dia não). Em dias mais frios os buracos devem ser feitos todos os dias.

 

5 – Após 30 a 40 dias você já pode plantar mudas ou sementes de sua preferência sobre a compostagem. E pronto, sua horta estará pronta!

 

Dicas:

- Para um melhor desempenho da compostagem recomenda-se que o tamanho das sobras orgânicas seja menor, por exemplo picar cascas de melancia, coroa de abacaxi, isso permite uma degradação mais rápida da matéria orgânica;

- Evite colocar ossos na compostagem para evitar a presença de cachorros;

- Restos de comida até podem ser compostados desde que sejam envoltos com camada de barro e bem cobertos com serragem e deve ser arejado com furos conforme orientação acima.

Carregando