Desfile de Lanternas e Alegorias é mais um sucesso do Weihnachtsmarkt de Ibirama

09/12/2019 10:53

Os símbolos natalinos protagonizaram o Desfile de Lanternas e Alegorias do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama 2019. Mais de 1,5 mil integrantes, em 42 blocos, receberam olhares atentos de uma multidão que tomou conta da rua Tiradentes, no sábado, às 20h. Com o retorno da festa, após seis anos, a Comissão Central Organizadora definiu como tema do desfile o próprio Weihnachtsmarkt, representado por rainhas e princesas de todas as edições da festa, que fecharam o desfile em jipes, chamando a atenção do público presente.

Consideradas os símbolos da festa de Natal ibiramense, as lanternas iluminaram os caminhos que levaram ao Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti. Tomadas de cores e expressões artísticas, foram representadas por uma enorme lanterna, levada para a rua Tiradentes pela Escola Municipal Caminho da Estação.

As Lanternas de Natal estão ligadas a tradição alemã que tem como personagem principal, São Martinho (Sankt Martin), um soldado do exército romano que, em uma noite fria de inverno, dividiu seu manto com um mendigo que sofria ao relento. Diz a lenda que nesta mesma noite, Jesus Cristo apareceu a São Martinho em sonho, vestindo a metade do manto que ele havia dado ao mendigo. A partir daí ele passou a ser adorado como um símbolo da virtude Cristã de amor ao próximo.

Os símbolos que retratam a magia do Natal

A criatividade foi o destaque do desfile, o que permitiu que as entidades parceiras do desfile levassem para a rua Tiradentes toda a magia do Natal. A anunciação do nascimento de Jesus Cristo, foi retratada por crianças e adultos que deram vida a anjos, pastores e outros personagens bíblicos da tradição natalina cristã.

Símbolos como árvores-de-natal, bengala doce, papai noel, renas, sinos, velas, entre outros, também ganharam espaço na rua Tiradentes e nos olhares atentos dos visitantes. “O desfile foi um sucesso, quero agradecer a dedicação e empenho de cada entidade, de cada cidadão que participou desde lindo evento. O público presente mostra que Ibirama estava carente desta tradição que está de volta e promete ser cada ano melhor”, afirmou o presidente da CCO, Grégory Kietzer.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que abriu o desfile junto ao vice-prefeito Jucélio José de Andrade, destacou a participação das entidades no desfile. “Foi um momento lindo, mágico, que só foi possível graças a dedicação de centenas de pessoas que capricharam nas alegorias. Sem estas pessoas não teríamos como alcançar este sucesso”, comemorou.

As atrações do Natal de Ibirama seguem até dia 23 de dezembro, sendo que no próximo sábado, será realizado o Natal em Dalbérgia, a partir das 18h. No domingo, 15 de dezembro, será realizado o Weihnachtstraktoren – Tratoraço de Natal, com saída às 9h no Centro de Eventos Manoel Marchetti.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP