Ibirama oferta serviço de descarte gratuito de agulhas e seringas usadas por pacientes com diabetes

31/10/2019 13:08

Uma iniciativa adotada pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), por meio da Secretaria de Saúde de Ibirama, está garantindo a preservação do meio ambiente, a segurança de servidores da saúde e dos responsáveis pela coleta de lixo no município. Pacientes portadores de diabetes vêm recebendo desde o início de outubro, baldes para o descarte correto de agulhas, seringas, lancetas e fitas de HGT, insumos utilizados no tratamento à doença.

A retirada do balde pode ser feita na Unidade Básica de Saúde Dieter Staudinger, no centro. De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia da unidade, Chislian Camargo, a ideia surgiu pelo fato de que muitos pacientes traziam o material para ser descartado, acondicionado de forma incorreta. “Isso oferecia risco para quem manipularia durante o recebimento, visto que agulhas são consideradas perfuro cortantes, lixo contaminado”, destacou.

Com os baldes, os pacientes podem transportar os rejeitos com segurança até a UBS do Centro, onde posteriormente serão transferidos para embalagens de perfurocortantes, sem o risco de contaminação nenhuma. O material é devidamente acondicionado na unidade de saúde e coletado pela empresa contratada pela Prefeitura de Ibirama para a destinação correta.

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, explicou que a medida adotada pelos servidores também garantirá a integridade física dos trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo no município, como também, do restante da população. “A administração municipal já autorizava o descarte desses materiais na unidade de saúde, pois é uma contaminação a menos para o meio ambiente e quando é feito o descarte desses materiais em lixo comum, pode prejudicar também as pessoas que estão trabalhando na coleta de lixo, como já aconteceu. Com a entrega do balde o município oferta mais uma alternativa para que o transporte desses insumos utilizados por pacientes diabéticos seja seguro”, frisou.

A farmacêutica destaca que a insulina é distribuída somente na Farmácia Central do município, pois o medicamento exige cuidados especiais no armazenamento, como por exemplo, controle de temperatura. Cerca de 300 pacientes insulinodependentes são atendidos pela unidade de saúde, porém, apenas 20 já fizeram a retirada do balde. “A gente reforça a importância do uso dessa embalagem no transporte dos rejeitos, tanto para os servidores da Secretaria da Saúde, como para o próprio paciente”, finalizou.

A iniciativa não teve custos adicionais, pois os baldes são fornecidos por uma empresa de Ibirama especializada na produção de alimentos.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Chislian Camargo