Mostra de Trabalhos protagoniza educação fiscal para os estudantes de Ibirama

23/10/2019 14:42

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou no último sábado, 19, mais uma edição da Mostra de Trabalhos da Rede Municipal de Ensino de Ibirama. Na oportunidade, também foi lançado oficialmente o Programa de Educação Fiscal, aplicado junto aos alunos da rede. O Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti ficou cheio, sendo que pais e comunidade em geral prestigiaram os trabalhos realizados pelos alunos.

Participaram da mostra as 12 unidades de ensino do município. Os alunos da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) e também do Departamento Municipal de Cultura de Ibirama também fizeram suas apresentações. Além disso, havia estandes do grupo de Mobilizadores do Programa pela Valorização da Educação (PVE) para expor aos presentes a plataforma que o município pactua com objetivo de garantir excelência na educação.

A Comissão Municipal de Esportes (CME) de Ibirama disponibilizou atividades e brinquedos em comemoração ao Dia da Criança.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marlene Collet Krause, todos os Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais expuseram os trabalhos que foram feitos no decorrer do ano Letivo. “Também pudemos viver um momento especial para nossa educação, com o lançamento do Programa de Educação Fiscal, que auxiliará nossas crianças e adolescentes a exercerem seus direitos como cidadãos no futuro”, destacou.

Programa de Educação Fiscal

Desenvolvido pela Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Grupo de Mobilização PVE, apresenta uma abordagem lúdica de conteúdos interdisciplinares e transdisciplinares, tais como história, geografia, educação no trânsito, direitos fundamentais do cidadão e educação fiscal.

Cerca de 6 mil alunos receberam um álbum composto por 112 figurinhas, distribuídas em 30 páginas. “A distribuição será semanal, desta forma, além da troca de figurinhas, haverá a troca de informações com os professores, assim como a possibilidade de integração entre os alunos e o desenvolvimento de conceitos de solidariedade, companheirismo e união”, explica a secretária Marilene.

Os pacotes de figurinhas serão trocados por cupons ou notas fiscais e carnês quitados de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Ibirama. “O objetivo é preparar os nossos estudantes para desempenharem o papel de ‘fiscais tributários e do trânsito’, além de oportunizar o conhecimento da história da nossa cidade, e automaticamente, valorizar o comércio local”, afirmou o prefeito Adriano Poffo.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Secretaria de Educação de Ibirama