Entrega oficial de ponte é transferida para dia 20 de setembro

12/09/2019 14:35

Devido as alterações na agenda do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, a entrega oficial da ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini, que estava prevista para ocorrer no próximo sábado, 14, será transferida para o dia 20 de setembro, às 11h, na obra localizada entre as ruas Leopoldo Monich e Marcílio João da Silveira, no Centro de Ibirama.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, a mudança do sistema de circulação viária na área central permanece no dia 15 de setembro, como programado anteriormente. “Com o novo trânsito em funcionamento, não fecharemos a ponte para a inauguração no dia 20. Faremos um pequeno ato solene, como forma de agradecimento às nossas lideranças políticas, principalmente ao ministro Canuto e ao deputado Peninha, que foram fundamentais na liberação dos recursos para conclusão da obra em Brasília”, destacou o prefeito. A solenidade também contará com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

A nova ponte possui 100 metros de extensão, com pista dupla de rolagem, ciclovia, passeio, mirante e iluminação. O investimento foi de R$ 6.338.549,04, sendo R$ 5.662.147,00 do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, e R$ 676.402,04, em recursos próprios do município.

Novo sistema de trânsito entra em vigor no domingo, dia 15

Após reunião realizada no dia 2 de setembro, na Câmara Municipal de Ibirama, com representantes da sociedade civil organizada, de órgãos de segurança pública e do Conselho Municipal de Trânsito, ficou definido que o novo sistema de circulação viária na área central de Ibirama entra em vigor no próximo domingo, 15, a partir das 9h. A decisão foi tomada em conjunto, considerando que as mudanças devem impactar todo o sistema viário do município.

Poffo explica que a discussão foi importante para minimizar o impacto das mudanças na vida dos cidadãos. “O início do novo sistema de circulação viária na área central estava condicionado a conclusão da ponte. Optamos pelas mudanças no domingo, pois é um período com menor movimento de veículos e pedestres na área central. Durante toda a noite de sábado teremos uma equipe de trabalho fazendo as alterações pertinentes na sinalização e durante o domingo teremos servidores nas ruas fazendo toda a orientação necessária”, frisou.

O comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama, Capitão PM Nilvo Pfleger, afirmou que o efetivo de policiais estará nas ruas para orientar a população sobre as mudanças. “As pessoas podem ficar tranquilas que nenhuma notificação será aplicada, devido ao período de adaptação. Mas, é importante que motoristas e pedestres redobrem a atenção neste dia”, comentou.

Principais mudanças

– Mão única na rua Tiradentes em direção a rua Marques do Herval, rua 15 de Novembro e rotatória para retorno pela rua 3 de Maio, formando o sistema binário de trânsito no sentido anti-horário. Acesso à rua 3 de Maio pela rua Ibá G. dos Reis, que é mão única.

– Mão única na rua 3 de Maio e Anita Garibaldi em direção a rua 25 de Julho e rotatória de retorno para rua Tiradentes, formando o sistema binário de trânsito no sentido anti-horário.

– Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini em mão única no sentido bairros/Centro.

– Ponte Irineu Bornhausen em mão única no sentido Centro/bairros.

– Semáforo para o controle do tráfego de veículos e passagem de pedestres na intersecção entre as ruas Leopoldo Monich e Tiradentes

– Rotatória na Praça da Bandeira, seguindo pelas ruas Nereu Ramos, Travessa Emilio Ebersbacher e Joinville, para as ruas Dr. Getúlio Vargas, Duque de Caxias e 11 de Março.

– No sentido Taquaras/Centro, o motorista deve usar a rotatória nas ruas Nereu Ramos, Travessa Emílio Ebersbacher e rua Joinville, podendo virar a direita, em direção ao bairro Bela Vista, ou retornar para a rua 11 de Março.

– No sentido rua Blumenau/Centro, o motorista deve passar pelas ruas 11 de Março, Dr. Getúlio Vargas, usar a rotatória das ruas Nereu Ramos, Travessa Emilio Ebersbacher e Joinville, podendo virar a direita, em direção a ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini (Centro) e bairro Bela Vista, ou retornar para a rua 11 de Março.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Christofer Miguel dos Santos