Ibirama recebe Prêmio Projeto Inovador por implantação de ouvidoria online

18/07/2019 15:01

O município de Ibirama foi agraciado com o Prêmio Projeto Inovador do Médio Vale do Itajaí, devido a implantação da Ouvidoria Ibirama, disponível pelo site do município na internet e também para aplicativos de celulares. O certificado foi entregue ao prefeito licenciado, Adriano Poffo, que participou da solenidade, realizada na manhã de quinta-feira, 18, na sede da Associação Comercial e Industrial de Indaial.

O canal de comunicação online com a população está disponível desde o dia 15 de março, quando é celebrado o Dia Mundial do Consumidor. Desde então, mais de 240 solicitações de serviços, sugestões e denúncias foram encaminhadas. O ouvidor do município, Moacir Hayek, explica que cerca de 85% das demandas foram resolvidas ou encaminhadas para os órgãos competentes. “Às vezes nos chegam solicitações de serviços que não são de responsabilidade da prefeitura, prontamente encaminhamos estas demandas aos órgãos responsáveis. Cerca de 15% das interações estão em tratamento, ou dependem de um prazo maior para serem solucionadas”, frisou.

Hayek explica que o cidadão que entrar em contato para solicitar qualquer tipo de serviço ou fazer uma denúncia, terá que receber uma resposta dentro do prazo de 30 dias. “As solicitações e denúncias anônimas não serão respondidas, porém, os pedidos serão encaminhados e as denúncias investigadas. Além disso, todos os dados do reclamante serão mantidos em sigilo”, explicou. A reserva dos dados pessoais do Cidadão Usuário é garantida pela Lei Federal 12.527/2011, com restrição de acesso e proteção do denunciante.

Poffo afirmou que esta é mais uma conquista importante para os ibiramenses, devido a um compromisso assumido pela administração municipal. “Durante o nosso planejamento estratégico 2019-2023 trabalhamos para criar ferramentas que pudessem aproximar o poder público da população e a ouvidoria permite maior transparência e participação popular”, comentou.

O prefeito em exercício, Jucélio José de Andrade, parabenizou toda a equipe pela premiação. “Uma nova ferramenta que ganhou espaço em nossa comunidade, que foi construída em muitas mãos, com o apoio de todos os servidores. Nossa cidade merece mais esta importante conquista”, afirmou.

Para a seleção, a equipe da Rede Cidade Digital, promotora do evento, realizou a busca por notícias que comprovam o uso estratégico da tecnologia em todos os sites de Prefeituras do Médio Vale do Itajaí e região.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP