Agricultores de cidades do Alto Vale participam de Seminário em Ibirama

21/05/2019 16:41

Cerca de 120 pessoas participaram na tarde desta terça-feira, 21, do Seminário E-Social, promovido no Pavilhão de Eventos Rodolfo Koffke, em Ibirama. Estiveram presentes contabilistas, representantes de sindicatos, cooperativas de crédito e agricultores de diversas cidades do Alto Vale do Itajaí.

Os participantes participaram de duas palestras voltadas ao E-Social, um sistema de escrituração digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014. A finalidade do sistema é padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional de informações.

O coordenador de Arrecadação do Senar, Emerson Cardoso Gava, falou sobre os impactos do E-Social na área rural. A emissão da Nota de Produtor Rural online, foi tema da palestra ministrada pelo gerente da Secretaria de Estado de Fazenda em Rio do Sul, Adalberto Dall’Olgio.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), Anderson Fozina Kruger, destacou o protagonismo da agricultura no desenvolvimento da economia do município e a importância da capacitação ofertada para a garantia de novos negócios. “Atualmente, Ibirama possui aproximadamente 400 famílias que tiram o seu sustento, ou parte dele da agricultura. Por meio de programas como o Cuidando da Qualidade de Vida na Agricultura, executamos nos últimos 12 meses cerca de 500 atendimentos entre serviços de escavadeira e transporte de materiais, além de mais 500 atendimentos pelo médico veterinário”, frisou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a importância do evento para repassar orientações aos agricultores. “A emissão das notas fiscais resultam em arrecadação de impostos para o município e, consequentemente, uma melhor oferta de serviços públicos aos cidadãos”, frisou.

O Seminário E-Social foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio do Governo de Santa Catarina, Sedema, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Cravil e Cresol.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Mayara Passold