Professores de Ibirama recebem capacitação para atuar em período de adversidade

21/03/2019 15:30

“Com o protagonismo das pessoas envolvidas diretamente com a educação, avançamos a passos largos para a construção de uma cidade mais segura e resiliente”. As palavras do coordenador da Defesa Civil de Ibirama, Fernando Jost, explicam o objetivo da realização do curso de Protagonista Social em Redução de Riscos e Desastres nos Centros Educativos, entre os dias 19 e 21 de março, em Ibirama.

Ao todo, 18 profissionais participaram do curso, entre professores, agentes de Defesa Civil, Bombeiros, alunos de graduação, entre outros. A capacitação está vinculada a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ao Plano de Gestão de Riscos de Ibirama e foi impulsionada pela Coordenaria Municipal de Proteção de Defesa Civil, em parceria com a agência americana Office Of U.S Foreign Disaster Assistance (OFDA/USAID).

Durante os três dias foram trabalhados diversos temas, entre eles, o protagonismo social, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e as Escolas, introdução a gestão de risco e desastres, percepção de riscos e planejamento. As atividades foram ministradas pelos instrutores da OFDA/USAID, Vicente Lapolli e Simone de Jesus, e também pelo comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Rudinei Pinciger. “A capacitação vai ao encontro do Plano de Gestão de Riscos de Ibirama, onde as pessoas estarão preparadas para atuar de forma correta em um período de adversidade, finalizou Jost.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP