Prefeitura convoca moradores para discutir o futuro da Saúde de Ibirama

14/03/2019 10:16

Os ibiramenses que não estão satisfeitos com o serviço de saúde, que têm sugestões a fazer, ou elogios ao trabalho realizado por médicos, enfermeiros e demais profissionais da Secretaria de Saúde de Ibirama, devem participar da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 20 de março, a partir das 8h, no Salão Paroquial da Comunidade Evangélica de Ibirama.

O encontro é realizado a cada quatro anos e é conduzido pelo Conselho Municipal de Saúde, formado por representantes do Poder Público e da comunidade, e tem como objetivo mobilizar e estabelecer diálogo com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os temas centrais da Conferência deste ano são democracia e saúde, saúde como direito, e consolidação e financiamento do SUS, e serão abordados pelo doutor Marino Luiz Eyer Kaufer, e pela enfermeira, Angela Maria Blatt Ortiga, ambos professores da Udesc.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Izabel Petersen, a intenção é fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da conferência. “A partir disso poderemos elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do plano plurianual do SUS”, frisou.

A Conferência Municipal de Saúde é uma realização da Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde. O encontro é aberto a toda a comunidade interessada em discutir o futuro da saúde de Ibirama.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP