(47) 3357 8500

Dia D da Vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil será no sábado, dia 18

Por Denisse Lopes
14/08/2018 09:25

Neste sábado, dia 18, será o "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil. Na ocasião, as unidades básicas de saúde (UBS) de Dalbérgia, São Miguel e no PAM prestarão atendimento em horário especial, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. 

 

Devem ser imunizadas todas as crianças a partir de 1 ano de idade a menores de 5 anos, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. No ato da vacinação, é necessário apresentar a caderneta para registro da aplicação e verificação de doses em atraso.

 

Até o dia 31 de agosto, data final da campanha, a vacinação em Ibirama seguirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 nas unidades básicas de saúde (UBS) de Dalbérgia, São Miguel e no PAM. A meta local da mobilização no período, repassada à Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar 969 crianças que residem no município.

 

Vacinação é segura e efetiva contra doenças

Em todo o país, a omissão de vacinas à população infantil tem se tornado problema de saúde pública e preocupado especialistas, visto que a falta de imunização pode provocar o retorno das doenças no dia a dia. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria reforçam aos pais e responsáveis a confiabilidade das doses, sendo as melhores e principais formas de proteção contra o contágio.

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, com transmissão similar a da gripe. É caracterizada por febre alta, coriza, dor de garganta e irritação na pele com manchas vermelhas. Já paralisia infantil, também conhecida cientificamente como poliomielite, é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos. Em ambos casos, a única forma de prevenção é por meio da vacina.

 

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil

Período: de 6 a 31 de agosto

Quem deve receber a dose: crianças a partir de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Informações: (47) 3357-8600

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama

Download das fotos em alta resolução
Carregando