Ibirama recebe mais um prêmio de boas práticas na gestão pública

10/08/2018 11:50

Uma ação implantada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Ibirama, com a consultoria e parceria do professor Marino Luiz Eyerkaufer, da Udesc, recebeu na tarde da quinta-feira, dia 9 , no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, o Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública 2018. O título é alusivo ao desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Plagerd) - Ibirama 2016/2020, que tem como principal objetivo criar estratégias para garantir a segurança da comunidade em períodos de adversidades naturais.

O prêmio foi recebido pelo prefeito Adriano Poffo, que destacou a importância do modelo administrativo da Governança Pública, que coloca o cidadão como protagonista na tomada de decisões. “Este prêmio mostra que estamos no caminho certo, pois Ibirama está se tornando uma referência para outros municípios, pois com a participação democrática, conseguimos ser mais assertivos”, afirmou.

Ao todo, o Plano de Gerenciamento compreende 18 objetivos, 30 indicadores, 40 metas e mais de 100 iniciativas que são monitoradas pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. De acordo com Eyerkaufer, “os princípios de governança pública são empregados como mecanismos de fortalecimento das relações entre governo e comunidade, motivadas por processos de cooperação”.

Os resultados também são positivos: 85% das ações previstas no cronograma estão em funcionamento. Todos os públicos são abrangidos por uma ação específica do Conselho, executadas por atores da Prefeitura, iniciativa privada, sociedade civil organizada, instituições de ensino e voluntários.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP