Plano de preservação da Mata Atlântica é apresentado ao Condema

13/08/2018 13:01

Foi realizada na tarde de quarta-feira, 1º de agosto, a apresentação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ibirama, apresentado pelo acadêmico Jean Carlos Viccari Pereira, acadêmico do curso de Engenharia Sanitária, da Udesc/Ceavi, e estagiário do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ibirama. A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema).

Além da apresentação, o Plano passou pela apreciação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), e foi aprovado por unanimidade. O próximo passo será a realização de uma audiência pública para apresentação do trabalho junto à comunidade.

De acordo com a coordenadora dos Conselhos Municipais, Sandra Maria Secchi, após todo este processo o Plano será analisado pelo Executivo municipal e transformado em Projeto de Lei, que será apreciado pela Câmara Municipal de Vereadores. “A execução do Plano terá prazo de seis anos, a partir da sua regulamentação por lei. Isso mostra a preocupação do município em preservar o meio ambiente e seus recursos naturais”, revelou.

O detalhamento do plano mostra ações de recuperação de áreas afetadas, como também ações de prevenção a degradação de áreas verdes no município, as quais deverão ser realizadas nos seis anos posteriores a sanção da lei.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP