Comunidade poderá sugerir mudanças ao trânsito

25/07/2018 15:30

Cerca de 100 pessoas participaram da discussão referente à reestruturação do sistema viário de Ibirama, em reunião realizada na noite de terça-feira, dia 24, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, a empresa licitada pela Prefeitura, a Obra de Arquitetura e Planejamento, de Rio do Sul, fez a apresentação de seis alternativas ao trânsito da área central do município.

As propostas foram baseadas em estudos técnicos e indicações expostas em encontros com representantes da sociedade civil organizada. As propostas incluíram alterações de sentidos de trânsito, implantação de sistemas binários e melhorias em intersecções, cogitadas sob intuito de garantir maior segurança e fluidez no trânsito.

Com objetivo de ampliar a discussão sobre o tema, a partir da sexta-feira, dia 27, a administração municipal irá disponibilizar no site da Prefeitura as três alternativas que foram melhor avaliadas pelo público presente. Além das imagens dos projetos, também estarão dispostos os pontos positivos e negativos identificados pelos técnicos para cada alternativa apresentada.

Será ainda disponibilizado um espaço para sugestões da comunidade, que serão apreciadas pelos técnicos responsáveis, e se forem pertinentes ao sistema estudado, serão incorporadas ao projeto final, que deverá ser colocado em apreciação por meio de audiência pública.

De acordo com o prefeito Adriano Poffo, a socialização das discussões junto à comunidade faz parte do modelo de governança pública adotado na atual gestão, e que coloca o cidadão como protagonista nas decisões que envolvem o futuro do município. “É uma forma de propiciar maior conhecimento sobre o estudo técnico realizado, com suas vantagens e limitações, possibilitando um debate qualificado para que juntos possamos encontrar a melhor alternativa para o trânsito de nossa cidade”, afirmou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP