Estudo Socioambiental de Ibirama é apontado à administração municipal

11/07/2018 16:29

Os acadêmicos do curso de graduação de Engenharia Sanitária da Udesc – Campus Ibirama, Mauana Ravadelli e Adangelo Eldebrando Krambeck, apresentaram na manhã de quarta-feira, dia 11, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, o Estudo Socioambiental de Ibirama.

O trabalho buscou a caracterização físico-ambiental, social, cultural e econômica do município, identificação dos recursos ambientais, passivos e fragilidades ambientais e das restrições e potencialidades da área, especificação e avaliação do sistema de infraestrutura urbana e de saneamento básico implantados, identificação das áreas consideradas de risco de inundações e movimentos de massa rochosa.

O estudo também identificou a situação do município em relação às Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são espaços territoriais especialmente protegidos de acordo com o disposto na Constituição Federal. A necessidade do estudo foi identificada devido ao processo de urbanização do município, que não ocorreu de modo controlado e de forma equilibrada, resultando na formação de ambientes urbanos extremamente complexos e conflituosos sob a perspectiva socioambiental.

O Estudo Socioambiental foi apresentado ao prefeito Adriano Poffo, ao vice-prefeito Jucélio de Andrade, e também para os servidores do Departamento de Planejamento, Engenharia e Ambiental. As ideias passarão pelas avaliações técnicas pertinentes e posteriormente serão compiladas para criação de um Projeto de Lei que será encaminhado para tramitação na Câmara de Vereadores e será um marco para consolidação do perímetro urbano do município.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP