(47) 3357 8500

Ibirama promove cinco mutirões de castração de animais em um ano

04/07/2018 09:04

A Prefeitura de Ibirama comemora a realização de cinco mutirões de castração de cães e gatos, em parceria com voluntários, em menos de um ano. A mais recente edição foi promovida no fim de semana, entre os dias 30 de junho e 1º de julho, no Pavilhão de Eventos Rudolfo Koffke, tendo também o apoio do projeto “Quem Ama Castra”. 

 

O prefeito Adriano Poffo aponta que os trabalhos são tomados com prioridade, tendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde. Ele destaca que o principal objetivo dos mutirões é erradicar o problema do abandono de animais em Ibirama e região. “Este é um passo importante para o controle populacional de cães e gatos, visto que também se trata de uma questão de saúde pública”, avalia.

 

A cada edição, são envolvidos mais de trinta voluntários nos atendimentos, contemplando em média a esterilização de 110 a 150 animais. Até agora, já se somam mais de 700 cães e gatos beneficiados. “Trabalha-se por amor à causa durante todo um sábado e domingo, mas vale muito a pena. Calculamos que, com esses procedimentos, quase dez mil filhotes tenham sido evitados, só neste período", destaca o voluntário Marcos Miranda. 

 

Conforme a parceria, o município fica responsável pela cessão do espaço e de quase 90% dos materiais cirúrgicos e de saúde utilizados nos procedimentos, além de fornecer a destinação correta do lixo infectante e reciclável. A Prefeitura também contribui com apoio publicitário e doação de materiais de escritório, de limpeza e higiene, transporte de materiais e empréstimo de equipamentos, como lixeiras e colchonetes. 

 

As castrações são realizadas com o apoio de médicos veterinários parceiros, seguindo todas as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina. A operação dos animais é sempre condicionada a um cadastro prévio dos tutores e quitação de um valor social, que vem suprir os custos básicos da cirurgia. 

 

Próximo mutirão será em outubro
Um próximo mutirão já está programado para o segundo semestre deste ano, com a realização prevista para o início de outubro. A oportunidade é priorizada a famílias com renda de até três salários mínimos, sendo acessível a toda população do Vale Norte. Estima-se que moradores de cerca de dez municípios da região já tenham sido beneficiados pelos mutirões de Ibirama.

 

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Download das fotos em alta resolução
Carregando