Estudo para reestruturação do trânsito é apresentado

Novo sistema viário deverá ser implantado em pelo menos cinco etapas
21/05/2018 11:37

Em reunião no Centro Administrativo Ivo Muller na sexta-feira, dia 18, foi realizada a apresentação da proposta de reestruturação do sistema viário do município. Neste estudo, pelo menos cinco pontos foram avaliados para receber intervenções com obras e adequações. As mudanças deverão ser executadas em etapas, conforme a liberação de recursos federais assegurados pelo senador Dário Berger, por meio dos deputados Aldo Schneider, Rogério Peninha Mendonça, e o suplente de senador, Ayres Marchetti.

De acordo com o prefeito Adriano Poffo, após esta reunião, proprietários de imóveis que serão afetados pelas obras serão chamados para discutir processos de desapropriação junto ao município. “Estamos traçando o futuro do trânsito e da mobilidade urbana de Ibirama. É fundamental que, neste momento, o poder público e a população estejam juntos, buscando as melhores soluções para a coletividade”, afirmou.

Os estudos estão sendo elaborados pela empresa vencedora da licitação Obra Arquitetura e Planejamento, de Rio do Sul, que tem como consultor técnico o engenheiro civil Alexandre Gevaerd. O profissional participou da concepção de novos sistemas viários em diversas cidades de Santa Catarina, tais como Blumenau e Gaspar.

Entre as proposições, estão sendo estudadas alternativas para modificação dos sentidos de trânsito, com a possibilidade de implantação de sistemas binários e ciclovias. De acordo com um dos arquitetos responsáveis, Antônio Botelho, não há como se pensar em reestruturação viária sem pensar na implantação de ciclovias. “Os projetos precisam prever as ciclovias, mesmo que elas não sejam implantadas nesse momento”, frisou.

O arquiteto explicou que o estudo apresenta alternativas de rótulas, ampliação de raios de curvas, sinalização horizontal e vertical, além de outras intervenções físicas, as quais levam em consideração também o tráfego de caminhões pesados pela cidade. “É o momento de apresentar as vantagens e desvantagens das alterações, colocar tudo sob um ponto de vista técnico e iniciar a discussão com a comunidade, para que possamos chegar ao melhor resultado para o coletivo”, finalizou.

Posteriormente, a empresa contratada deverá quantificar os investimentos e definir o orçamento de execução de cada etapa. A partir disso, a Prefeitura de Ibirama realizará audiências públicas para apresentação e discussão do projeto com a comunidade.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP