(47) 3357 8500

Programa Acessuas Trabalho será lançado no dia 24 

18/04/2018 15:27

No dia 24 de abril, a Prefeitura de Ibirama lançará oficialmente no município as atividades do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O funcionamento, no entanto, já é efetivo desde o início de abril, junto a uma sede própria na Rua Nereu Ramos, no Centro. Aberto a toda comunidade, o ato de lançamento acontecerá no local, a partir das 17h30. 

 

A novidade é fruto de um convênio firmado entre o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Conforme explica o secretário Filipe Ponchielli dos Reis, a função do Acessuas Trabalho é oferecer diferentes serviços para apoio ao desenvolvimento de habilidades profissionais e acesso a oportunidades de trabalho entre jovens, adolescentes e adultos. 

 

Com prioridade para os usuários da assistência social, o atendimento é aberto a moradores de Ibirama a partir dos 14 anos. “Podem participar desde jovens à procura do primeiro emprego a pessoas com deficiências que necessitem orientação e encaminhamento para o trabalho, adultos desempregados que precisem de qualificação profissional ou que buscam recolocação profissional, ou mesmo qualquer interessado em novas formas de geração de renda”, esclarece o secretário. 

 

Os serviços prestados pelo Acessuas Trabalho vão desde atendimento individual, divulgação de vagas de emprego e cursos de qualificação profissional, até encontros e oficinas, entre outros. O programa conta com a coordenação local da assistente social Antoniela Cristina Ferreira, com funcionamento de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.  

 

Oficina para jovens sobre o Mundo do Trabalho
Tão logo no dia 27 de abril, o programa promove um ciclo de oficinas gratuito sobre o mundo do trabalho. Voltado para jovens com idades entre 14 e 24 anos, a iniciativa acontecerá em parceria com o Centro Integração Empresa Escola (CIEE). "Essas oficinas têm a intenção de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes, fortalecer sua autonomia, protagonismo e potencializar suas habilidades", explica a coordenadora Antoniela. 

 

As inscrições são gratuitas, limitadas a 30 vagas, e devem ser feitas pessoalmente até o dia 20. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência para efetuar o cadastro. Mais informações pelo telefone (47) 3357-8501.

 

Texto e fotos: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Download das fotos em alta resolução
Carregando