Posse das novas conselheiras tutelares de Ibirama aconteceu nesta sexta

Ato aconteceu na sede do CRAS de Ibirama
15/12/2017 13:35

Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito de Ibirama Adriano Poffo e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – Sérgio Marian conduziram a cerimônia de posse das conselheiras tutelares Marli Ringenberg Bruning e Karine Ponchielli dos Reis Machado, na sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Na segunda (18), Lizandra Rafaela da Silva também será empossada.

O secretário municipal de assistência social e habitação de Ibirama Filipe Ponchielli dos Reis também participou do ato, falou sobre a evolução do Conselho Tutelar em Ibirama, na legislação e na estrutura, e afirmou que, com o apoio administrativo do Governo Municipal e do CMDCA, o órgão vai evoluir ainda mais.

O prefeito Adriano destacou a importância do Conselho Tutelar: “um órgão que defende os direitos das crianças e adolescentes, um trabalho difícil, mas muito nobre”. Adriano desejou um bom trabalho para as novas conselheiras e colocou a Prefeitura de Ibirama à disposição da equipe.

A Eleição Suplementar para Conselheiro Tutelar Titulares e Suplentes, conforme Edital 03/2017, aconteceu domingo (10), tendo 301 votos com os candidatos na seguinte colocação:

1° Marli Ringenberg Bruning – 117 votos;

2° Karine Ponchielli dos Reis Machado – 75 votos;

3° Lizandra Rafaela da Silva – 58 votos;

4° Débora de Andrade Quintino Gertsch – 50 votos;

*um voto nulo.

Saiba como aconteceu o processo:

No dia 31 de agosto de 2017 foi lançado o Edital 03/2017 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo em vista abrir as inscrições para candidatos à eleição suplementar para conselheiros tutelares, sendo uma vaga para titular e cinco para suplentes.

Conforme cronograma do edital, os candidatos tinham o prazo de inscrição até o dia 29 de setembro, ao término do prazo foram publicados os nomes de candidatos aptos para prestar a prova.

A prova foi realizada no dia 29 de outubro, tendo seis candidatos, destes, dois não compareceram. Vale destacar que para classificação na prova, os candidatos deveriam atingir no mínimo cinquenta por certo das questões. O resultado saiu no dia 9 de novembro de 2017 e os quatro foram classificados.

O período de campanha dos candidatos iniciou no dia 10 de novembro, terminando dia 9 de dezembro, véspera da eleição.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP