Prefeito de Ibirama assina termo para criação do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

PMMA direciona e possibilita que os municípios atuem proativamente na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica
11/08/2017 16:21

Na tarde desta sexta (11), o prefeito de Ibirama Adriano Poffo assinou o termo aditivo do Convênio de Gestão Ambiental entre a Fundação do Meio Ambiente – Fatma e Prefeitura de Ibirama para elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
A assinatura, realizada no Centro Administrativo Ivo Müller, teve a participação do gerente de municipalização da Fatma Leonardo Santhiago, do diretor municipal do Departamento de Meio Ambiente Jeizer Poffo e do diretor municipal do Departamento de Agropecuária Edson Bittencourt.
Na ocasião, o prefeito Adriano parabenizou a equipe e disse que “o Governo Municipal enxerga positivamente esta parceria, que reforça a importância da participação de toda a sociedade na construção de uma cidade mais humana, sustentável e com qualidade de vida”.

O que é o PMMA

O PMMA, instituído no artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428), de dezembro de 2006, é um instrumento legal que direciona e possibilita que os municípios atuem proativamente na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica.
O Plano será desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – Sedema, com o apoio e orientação da Fatma.
O objetivo do Plano é apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, baseando-se no mapeamento de remanescentes existentes na cidade de Ibirama.
Outras ações que derivam diretamente do Plano são o uso sustentável dos recursos naturais, o fomento à educação ambiental, a gestão integrada dos resíduos sólidos, o ecoturismo, a conservação da biodiversidade e a pesquisa científica.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP