Ibirama comemora 83 de Emancipação Político-Administrativa em ato solene:

Evento, que contou com homenagens e apresentações culturais, foi realizado na Praça Erwin Scheidemantel, na tarde de sábado (11).
13/03/2017 13:57

No sábado, 11 de março, Ibirama comemorou o aniversario de 83 anos de Emancipação Político-administrativa. A data foi marcada pela realização de um evento no final da tarde na Praça Erwin Scheidemantel, no Centro da cidade. Comunidade, lideranças políticas, grupos culturais, estudantes e imprensa participaram.
A cerimônia oficial contou com apresentações culturais: da Banda de Música do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau “Jacinto Machado de Bittencourt”, que executou o Hino Nacional; do Coral Hansahoehe, de Ibirama, que interpretou o Hino do Município; da aluna da Escola Municipal Tancredo Neves Sarah Asheley, que declamou o poema “Ibirama e seus Belos Panoramas”; e de estudantes da Escola Municipal Christa Sedlacek com a dança “Liberdade”. No final do ato solene, a Banda de Música do 23º Batalhão de Infantaria apresentou um repertório de aproximadamente 40 minutos.
Com a intenção de presentear a comunidade ibiramense, o Governo Municipal entregou durante a cerimônia uma obra de arte: um mosaico no centro da Praça Erwin Scheidemantel que apresenta o brasão de Ibirama, feita pelo artista Leonardo Martins Posenato, de Porto Alegre.

Outro ponto alto do evento foi a homenagem prestada aos prefeitos de Ibirama, desde sua emancipação até a atualidade, pelo significado e alto valor histórico para o povo ibiramense, são eles:
Leopoldo Monich (em memória);
Rodolpho Koffke (em memória);
Frederico Schmidt (em memória);
Osmundo Vieira Dutra (em memória);
Erwin Scheidemantel (em memória);
Ivo Müller (em memória);
Max Méldola (em memória);
Osmar Staudinger (em memória);
Herman Schlup (em memória);
Manoel Marchetti (em memória);
Carlos Pabst (em memória);
Marcos Gramkow (em memória);
Luiz Alexandre Müller;
Heinz Scheidemantel;
Odórico de Andrade;
Dieter Staudinger (em memória);
Genésio Ayres Marchetti;
Duílio Gehrke;
Osvaldo Tadeu Beltramini (em memória);
E Francisco Asbreno Lohn.

“Na data em que comemoramos o aniversario de Ibirama, não podemos deixar de lembrar das nossas origens e das pessoas que deixaram muitas vezes a sua família e outras atividades para trabalharem pelo município. Por isso, neste evento, entregamos para a comunidade a obra de arte do Brasão de Ibirama e homenageamos todos os prefeitos, que, se dedicaram ao trabalho público e em prol da comunidade”, disse Adriano Poffo.
Também marcaram presença no evento: vice-prefeito Jucélio de Andrade, Deputado Federal Rogério Mendonça Peninha, Deputado Estadual Aldo Schneider, Secretário-Executivo da 14ª Agência de Desenvolvimento Regional Jamir Marcelo Schmidt, o presidente da Câmara Municipal de Ibirama Valdemar Schaefer, os vereadores Adolfo Fiedler, Aires dos Santos, Harry Cesar Schmitz, Iracema Duwe, Nestor Ayres Petersen, Nilton José Pinto e Valdemiro Cardoso. Prefeitos convidados de municípios vizinhos também participaram: Jonas Pudewell de José Boiteux, Nerci Barp de Dona Emma e Nelson Virtuoso de Presidente Getúlio.

A programação do aniversario de Ibirama iniciou na quinta, dia 09 e encerrou domingo, dia 12 de março.

Fotos de Ernani Roos.

Sheyla Germano