Recanto Ecológico da Família Águida promove evento de Educação Ambiental com estudantes

Encontro reuniu 150 alunos da EM Tancredo Neves de Ibirama e 30 educandos da EEB Cecília Bertha de Lontras
25/11/2016 09:38

Na tarde desta quinta-feira (24), o agricultor e proprietário do Recanto Ecológico da Família Águida – localizado no Ribeirão do Salto, em Ibirama – Antônio de Águida, promoveu um evento com estudantes em parceria com as Prefeituras de Ibirama e de Lontras e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
O encontro “Fruticultura com agregação de Horticultura – mostrando o espaço e o aproveitamento do ambiente” reuniu aproximadamente 150 alunos da Escola Municipal Tancredo Neves de Ibirama e 30 educandos da Escola de Educação Básica Cecília Bertha de Lontras. O evento também contou com a participação do Prefeito de Ibirama Francisco Asbreno Lohn, da Gerente de Agricultura da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama Edna Beltrame Gesser, dos Técnicos da Epagri de Ibirama Marcelo Steiner e Lais Santos Capel, de Lontras, diretores, professores e imprensa.
Na ocasião, Antônio e a esposa Anna mostraram a propriedade ao público participante, local em que desenvolvem um belo trabalho na área de preservação ambiental, cultivo de hortaliças, frutas e chás, e também criação de animais, utilizando princípios da agricultura agroecológica no trabalho do dia dia.
“Sempre é uma grande alegria receber estudantes em nossa propriedade para dividir com eles um pouco sobre o nosso trabalho e colaborar para a formação destas crianças”, disse Antônio de Águida.
Na tarde de visitas foi demostrado aos estudantes o desenvolvimento de um pomar com diversas variedades de frutas em consórcio com o cultivo de hortaliças implantado em junho deste ano com a ajuda dos próprios alunos. Os educandos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática conceitos de sustentabilidade, e aprenderam também sobre uma alimentação mais saudável onde foi possível observar a produção de vários alimentos em um mesmo espaço da propriedade, tudo em harmonia com a natureza.
Segundo o Técnico da Epagri Marcelo Steiner: “o evento foi muito importante para ensinar os participantes, com a intenção de estender a conscientização e este aprendizado aos familiares, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida familiar e como consequência da própria comunidade”.
“Destaco a importância do trabalho do seu Antônio e da dona Anna, que disponibilizam esta propriedade para eventos escolares, viabilizando o acesso a conhecimentos sobre agricultura e ecologia por meio da prática”, falou Francisco Asbreno Lohn, Prefeito de Ibirama.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP