Secretaria de Saúde de Ibirama informa mudanças nas solicitações de exames laboratoriais

30/09/2015 12:09

A partir de 1º de outubro de 2015, todas as Unidades de Saúde de Ibirama terão uma cota para solicitações de exames laboratoriais, ou seja, terão disponível no sistema um determinado valor por mês. Quando a Unidade consumir esta cota, o próprio sistema bloqueará a requisição. O usuário que não conseguir a autorização, poderá voltar na Unidade de Saúde no mês seguinte para solicitá-la.
Foi adotado este método, pois o município de Ibirama recebe do Governo Federal um repasse de R$ 14.743,06 por mês para exames laboratoriais e tem um histórico baseado nos últimos meses de utilizar aproximadamente R$ 42.000,00 por mês. A Prefeitura de Ibirama investe em média R$ 27.000,00 a mais por mês – estes valores são pagos com recursos próprios.
Segundo o Secretário de Saúde Jucélio de Andrade, todos os municípios possuem alguma maneira de controlar estes exames: “tem cidade que libera somente o que o Governo Federal repassa. A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama, mesmo em meio a esta crise que todo o país enfrenta, vai continuar investindo recursos próprios para atender bem a comunidade, porém, com um controle mais rigoroso”, explicou.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que os pedidos de exames laboratoriais somente serão autorizados no balcão da Unidade de Saúde da localidade em que a família reside.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP