Secretaria de Saúde aplica segunda dose da vacina contra o HPV

Meninas de nove a 11 anos de idade devem tomar a vacina
15/09/2015 11:29

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama aderiu a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) e aplica nos meses de setembro e outubro a segunda dose da imunização nas meninas de nove a 11 anos de idade. A vacina está disponibilizada no Posto de Atendimento Médico Central – PAM e na Unidade de Saúde do Distrito de Dalbérgia. No município, a meta é imunizar aproximadamente 200 adolescentes.

A equipe da Secretaria de Saúde também vai passar nas instituições educacionais para aplicar a vacina, veja o cronograma:

22/09 – Tancredo Neves (27 meninas)
23/09 – Escola do Areado (16 meninas)
24/09 – Escola Caminho da Estação (10 meninas)
25/09 – Escola Christa Sedlacek (45 meninas)
28/09 – Escolas dos Bairros Operário e Nova Stettin. (26 meninas)
29/09 – Colégio Hamônia (24 meninas)
30/09 – Colégio Eliseu Guilherme (43 meninas)
1º/10 – Colégio Walmor Ribeiro. (17 meninas)

Estas datas foram confirmadas com as escolas, porém estão sujeitas a alterações.

Com a ação, Ministério da Saúde quer reduzir casos de câncer de colo de útero

O Ministério da Saúde está realizando uma intensificação na vacinação contra o papilomavírus humano subtipos 6, 11, 16 e 18, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. A vacinação, conjuntamente as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. O número estimado para 2014/2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, dos quais o de colo do útero representa aproximadamente 15 mil casos.
Em março de 2015 iniciou a primeira fase da vacinação de meninas de nove a 11 anos. Agora estas meninas receberão a segunda dose da vacina, que se encontra disponível em todas as salas de vacina durante todo o ano.
Destaca-se que foram também incorporadas como grupo alvo desta vacina as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV, considerando-se que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Comportamento sexual e vacina HPV

Desde a introdução da vacina HPV, uma das preocupações das famílias em vacinar essa faixa etária seria uma possível mudança no comportamento sexual dessas jovens que, influenciadas pela vacina, poderiam se sentir estimuladas a iniciar mais precocemente sua vida sexual.
Vários estudos demonstram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de nove a 13 anos, antes do início da atividade sexual e enquanto os pais ainda mantêm o hábito de levar os filhos para tomar outras vacinas administradas nessa faixa etária. Além disso, é nessa época da vida, que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP