Saiba mais sobre:

23/06/2015 16:56

USO E PROPRIEDADES:

HORTELÃ

Para que serve: a hortelã serve para o tratamento da azia, má digestão, problemas do fígado e vesícula biliar, flatulência, náuseas, vômitos, cólon irritável, dor de dente e nevralgias.
Como usar: as partes utilizadas da hortelã são as folhas inteiras na preparação de saladas, alguns pratos quentes e na forma de chá.
Chá: adicionar uma colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por cinco minutos, coar e beber a seguir.

COUVE MANTEIGA

A couve é rica em fibras, além de ser fonte de ferro, cálcio, vitamina C e antioxidantes. Melhora as defesas do organismo e contribui para o bom funcionamento do fígado, combate anemia. Contem fibras, é essencial para a boa formação dos ossos e dos dentes, e pode contribuir para o emagrecimento. E, para aproveitar melhor esses benefícios, a dica é consumir também os talos da couve.
Como consumir a couve: a couve pode ser consumida crua ou refogada, fica ótima em saladas verdes e também pode ser utilizada como ingrediente de sucos e vitaminas. A dica é comer couve pelo menos duas vezes na semana, dando preferência para a hortaliça crua e não desprezar os talos.

ALECRIM

É muito usado para temperar carnes de cordeiro, porco, cabrito, pães e molhos e chás.

MANJERICÃO

Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos.
Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes.
Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela, tomate fresco…

AIPO OU SALSÃO

Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.

ORÉGANO

Utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Junto ao manjericão dá o caráter da culinária italiana.

GENGIBRE

Cortar em tirinhas finas (ou ralar) – uma colher de café - acrescentar no arroz e comida em geral.
Cortar em cubinhos e secar a sombra (usar como bala).
Cortar em rodelas – conserva em vinagre de maçã.
Fazer chá (tomar quente ou morno).

AÇAFRÃO DA TERRA

Açafrão da Terra ou Cúrcuma é uma raiz da família do gengibre, porém não possui o ardor, tem sabor terroso e levemente apimentado e ajude a realçar os sabores nos pratos.
Como usar: em ovos mexidos, arroz (1/2 chá), carnes, caldos, sopa, molhos, peixes, frango, saladas etc., mas também combinam bem em maças assadas ou pães. Mas não exagere, pois em excesso pode causar náuseas e diarreias.
Pode ser usado no arroz ou refogados, é aconselhado adicionar junto com o óleo/azeite/manteiga, assim além de diluir o contato com o calor vai liberar os sabores e aromas dessa especiaria, porém tome cuidado para não queimar, pois isso pode tornar o Açafrão amargo.
É bom para: o açafrão ajuda a melhorar o humor de uma pessoa e ajuda na redução da depressão e apreensão. Ajuda na redução do colesterol e triglicérides no organismo e é eficiente no sistema circulatório.

E ENTÃO, GOSTOU?

A Feira Municipal de Produtos Coloniais acontece todos os sábados, das 8h as 14h, no Centro de Eventos Rodolpho Koffke (ao lado do Ginásio de Espotes João Moretti). No local, a população pode adquirir frutas, verduras, legumes, hortaliças, temperos, bolachas, queijos, mel, melado de cana, doces, pães, cucas e ainda produtos artesanais.
Para o próximo sábado, 27, haverá apresentação de dança de capoeira “sênior” - associação vinculada a CME, que também comercializarão pastéis e bebidas.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP