(47) 3357 8500

Agricultores de Ibirama conhecem novas experiências em produção de hortaliças

Grupo de 30 agricultores conheceram a Estação Experimental da Epagri de Itajaí
15/05/2015 11:17

Com o objetivo de incentivar a produção de hortaliças no município, o escritório local da Epagri, em parceria com a Sedema, realizou uma viagem técnica recentemente com um grupo de 30 agricultores de Ibirama para a Estação Experimental da Epagri de Itajaí. Na oportunidade os produtores conhecerem vários trabalhos desenvolvidos pela equipe de pesquisadores da Epagri na área de produção de hortaliças no sistema orgânico.
Todos os experimentos foram vistos na prática. Os agricultores conheceram o sistema de produção de mudas com qualidade, uso e manejo de abrigos para o cultivo de hortaliças e uso de adubação verde no controle de nematoides do solo. Observaram também na prática o preparo de calda bordalesa, fungicida prático de fazer e de baixo custo, aceito pela agricultura orgânica e usado no controle de várias doenças.
Outro assunto abordado foi a utilização de adubação orgânica para produção de hortaliças com o uso do método de compostagem. O composto pode ser produzido com materiais disponíveis na propriedade, resultando num produto de baixo custo e com praticamente todos os nutrientes que as plantas precisam. Desta maneira, além de melhorar a matéria orgânica e estimular e preservar a vida do solo, há a substituição ao uso de adubos químicos.
A última parte da visita foi sobre a solarização de canteiros e substratos, um método simples e eficaz para a desinfecção, podendo ser facilmente utilizado pelos produtores.
Para o técnico da Epagri Marcelo Steiner, o evento foi muito importante para os produtores observarem na prática que é possível produzir hortaliças com métodos simples e eficazes e de baixo custo, diminuindo a dependência de insumos de fora da propriedade e obtendo assim melhores resultados econômicos, além de proporcionar uma produção mais sustentável.
Mais informações no Escritório Local da Epagri de Ibirama/SC: (47) 3357-8400. 

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762
Download das fotos em alta resolução
Carregando