CEO de Ibirama – modificações são realizadas para qualificar atendimento

Pacientes da saúde bucal “atenção básica” da Tiradentes, Getúlio Vargas e Padre Anchieta passam a ser atendidos no Posto de Saúde do Bairro Areado
22/04/2015 11:02

A partir de segunda-feira, dia 27 de abril, o atendimento da saúde bucal “atenção básica” das ESF – Estratégia da Saúde da Família – da Tiradentes, Getúlio Vargas e Padre Anchieta, será realizado no Posto de Saúde do Bairro Areado – na Rua Bahia. Atualmente o serviço acontece no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – na Rua XV, no Centro.
“Segundo os parâmetros da Portaria 1.464, de 24 de junho de 2011, instituída pelo Ministério da Saúde, o CEO realiza somente atendimentos de média complexidade, como tratamentos de canal, gengivais e cirurgias mais complexas. Já a atenção básica é responsável por restaurações, aplicações de flúor, limpezas e ações de prevenção – sendo estes procedimentos mais simples e que podem ser realizados nos Postos de Saúde”, explica o Coordenador do CEO, Dr. Alisson Veríssimo Oliveira Lopes.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Jucélio de Andrade, esta mudança é necessária: “não poderíamos permitir que uma estrutura do tamanho do CEO, com equipamentos para atender média complexidade e profissionais especializados, continuasse realizando procedimentos simples, que nossos Postos têm capacidade de fazer. Com esta mudança, a fila de espera no CEO vai diminuir e a atenção básica das ESF Tiradentes, Getúlio Vargas e Padre Anchieta também receberá um cuidado especial, qualificando o atendimento”, destaca o Secretário.
O horário de atendimento no Posto de Saúde do Bairro Areado é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações nos telefones 47 3357-8632 e 47 8861-0488.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP