Escola Municipal Tancredo Neves- 40 anos de história e serviços prestados à comunidade

26/02/2015 08:21

Nesta sexta-feira, dia 27, a Escola Municipal Tancredo Neves completa 40 anos de história. Localizada no Bairro São Miguel, a instituição tem muitos motivos para comemorar a data: os inúmeros alunos que formou, a nova sede, o período integral, a quadra coberta que está sendo erguida, entre outras vitórias que para entendermos precisamos conhecer um pouco da história.

Como tudo começou...

A Escola Isolada Municipal na Localidade Serra São Miguel (hoje Bairro São Miguel) foi criada pelo Decreto nº 825, de 27 de fevereiro de 1975, quando o então Prefeito Luis Alexandre Müller verificou a necessidade da implantação da instituição, após a realização de um levantamento pelo setor competente, que constatou a existência de 60 crianças em idade escolar na comunidade.
No início, as aulas eram ministradas na Capela São Miguel. Posteriormente na Igreja Evangélica da Localidade. Depois de muito esforço da comunidade concluiu-se a tão sonhada escola às margens da BR 470, que a princípio possuía apenas uma secretaria, um pátio e uma sala de aula que abrigava as quatro séries iniciais na mesma turma e com a mesma professora. A primeira Professora das turmas foi a senhora Lourdes Fiorin Radloff, que hoje já está aposentada, mas que na época, além das obrigações de professora acumulava também as funções de diretora, merendeira, faxineira , etc.
Em dezembro de 1998 a instituição passou a se chamar Escola Municipal Tancredo Neves, nome este que foi escolhido pela comunidade escolar em homenagem ao Ex-Presidente da República Tancredo de Almeida Neves, falecido em 1985 de diverticulite.

Nossa Escola nos dias de hoje:

Em 31 de agosto de 2012 a Escola Municipal Tancredo Neves ganhou um novo endereço, longe do barulho e do perigo da BR 470. Nossa nova casa conta com uma cozinha ampla e arejada, banheiros adaptados para deficientes, salas de aula climatizadas com ar condicionado, sala dos professores, sala de informática e biblioteca.
Em breve, os estudantes e também a comunidade do Bairro São Miguel poderão desfrutar de uma quadra poliesportiva coberta, que está sendo construída pelo Governo Municipal ao lado da Instituição. Os investimentos ultrapassam a casa dos R$ 360 mil.
Atualmente a Escola possui 37 funcionários e atende cerca de 270 alunos, de seis até 14 anos de idade, do pré-escolar até o oitavo ano. A instituição é a única da Rede Municipal de Ensino que atende os alunos em período integral. Os alunos iniciam as atividades escolares às 7:30h e permanecem na escola até às 16:30h. São servidos diariamente cerca de 250 almoços.

Período integral

Segundo o Diretor da instituição, Grégory Peter Kietzer, muitas atividades extracurriculares são desenvolvidas na escola devido ao período integral: “Com a parceria entre a Prefeitura de Ibirama, empresas da comunidade, Departamento de Cultura, e também com a adesão ao programa Mais Educação, do Governo Federal, nós estamos conseguindo proporcionar para a comunidade várias atividades diferenciadas, entre elas posso citar jogos matemáticos, literatura, artesanato, aulas de violão, de teatro, capoeira, dança, fanfarra, entre tantas outras. Nosso maior objetivo em 2015 é manter aos nossos alunos o atendimento que demos a eles em 2014. Sempre buscando melhorias na educação e na comunidade, tendo como foco principal sempre o estudante”.
Para a Professora Alekssandra Simone Dalmarco Zandonai, que é responsável pelo apoio pedagógico na escola, em 2015 a instituição busca novas oportunidades de aprendizagem, com a intenção de despertar o interesse do aluno em estar na escola. “Aulas de Flauta, de karatê, futsal, coral, violino, e o grupo folclórico com musicas alemãs são algumas atividades novas para esse ano. Além destas ações a escola ainda tem o objetivo de colocar oficinas de línguas como espanhol ou alemão, manicure e costura, agregando valores, como ética e respeito, que contribuirão para o desenvolvimento de um cidadão melhor e de uma nova sociedade".
Procurando sempre melhorar e tendo seu alicerce na integração entre Escola-Aluno-Comunidade, a instituição oferece uma aprendizagem eficiente e a formação de alunos como cidadãos capazes de desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a socialização, a autonomia e a responsabilidade. Trabalhando esses valores, a Escola busca há “40 anos” caracterizar o perfil do HOMEM ÍNTEGRO a que se propõe formar.
"Nesta data tão especial, quero publicamente enaltecer todos os educadores e educandos que passaram por este estabelecimento escolar ao longo dos 40 anos. Parabéns à Escola Municipal Tancredo Neves que, de forma tão honrosa e com tamanha dedicação, prepara cidadãos para a sociedade ibiramense há quatro décadas", diz o Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini.

Texto e fotos: E. M. Tancredo Neves.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP