Ibirama comemora 81 anos de Emancipação Político/Administrativa

A comemoração inicia às 8h na Praça da Bandeira
19/02/2015 16:21

No dia 11 de março, Ibirama comemora 81 anos de Emancipação Político/Administrativa e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, está preparando uma programação especial para a data. O cronograma vai contar com um passeio ciclístico, apresentações culturais, o lançamento de um livro e o já tradicional Prêmio Adolfo Bini. As atividades acontecerão na Praça da Bandeira, na Associação Hansahoehe e no Salão da Sociedade União e toda a comunidade está convidada a prestigiar e comemorar o aniversário da Terra da Fartura.

PARTICIPE:

8h – Praça da Bandeira – Protocolo Oficial dos 81 anos de Emancipação Político/Administrativa.

8h – Praça da Bandeira – Inscrições gratuitas para o Passeio Ciclístico.

8:30h – Praça da Bandeira – Saída do Passeio Ciclístico Aniversário de Ibirama – organizado pela Acivan – Associação de Ciclistas do Vale Norte. Haverá sorteio de brindes para todos os inscritos. Trajeto: Centro/Ponto Chic/Bela Vista.

9:30h – Praça da Bandeira – Chegada dos ciclistas com premiação, sorteio de bicicletas e a presentação do Grupo de Capoeira Filhos dos Bambas.

19:30h – Associação Hansahoehe – Lançamento do livro “Ibiramares e Outras Poesias”, de autoria do Escritor, Professor, Historiador e Imortal da Academia de Letras do Brasil – Seccional Ibirama – Harry Wiese.

19:30h – Salão da Sociedade União – 3ª edição do Prêmio e Comenda Adolfo Bini – organizado pela Associação Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Prefeitura Municipal, Rádio Belos Vales e Jornal Vale do Norte.

SAIBA MAIS:

Com quase 18 mil habitantes, a história de Ibirama se confunde com o desenvolvimento da região do Vale Europeu. Os colonizadores chegaram ao município em novembro de 1897. O território, frequentado por índios, foi ocupado na época pela Sociedade Colonizadora Hanseática, uma das entidades criadas na Alemanha para supervisionar as imigrações para o Brasil, e na época recebeu o nome de Hamônia. Em 1934 aconteceu a emancipação da colônia de Blumenau, ganhando o nome de Dalbérgia e em seguida Ibirama, que significa, seguindo a linguagem indígena, “terra da fartura”.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP