(47) 3357 8500

Este sábado é o Dia D da Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite

Se você ainda não imunizou o seu filho, aproveite esta data para protegê-lo
21/11/2014 11:43

Neste sábado, dia 22 de novembro, será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Nesta data, a imunização em Ibirama será disponibilizada das 8h às 17h na Unidade de Saúde Central – PAM – e também em no Distrito de Dalbérgia.
Não haverá vacinação na Praça Erwin Scheideimantel, no centro da cidade, pois a vacina contra o sarampo é injetável e só pode ser oferecida nas unidades que possuem sala de vacinas, devido aos cuidados de armazenamento e técnicas de aplicação das mesmas.
A campanha deverá se estender até o dia 28 de novembro e tem a intenção de imunizar crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. “A vacinação iniciou no dia 8 de novembro, e até o momento, das 969 crianças que o município estima ter nesta faixa etária, já imunizamos aproximadamente 750, ou seja, 68% do público alvo. Mas ainda temos muitas crianças que não se protegeram, por isso convido os pais e responsáveis para trazerem os pequenos até as nossas Unidades de Saúde”, convida o Secretário de Saúde de Ibirama Jucélio de Andrade.

SAIBA MAIS

Sarampo

É uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema, até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Pólio

É uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Vacina dTpa para gestantes

Além das campanhas de poliomielite e sarampo, a partir de novembro uma nova vacina será disponibilizada na rede pública: trata-se da vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular), ou dTpa, que será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Segundo o Ministério da Saúde é importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível, a partir do período descrito acima, pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro.
O Ministério da Saúde esclarece que a vacina será introduzida, a partir de novembro de 2014, no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano).
A vacina tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos visto que a doença é cada vez mais relatada em crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sendo a fonte de transmissão mais frequente para as crianças, especialmente as menores de um ano, pois podem apresentar quadros atípicos da doença, dificultando o diagnóstico e possibilitando a transmissão para lactentes, com maior risco de desenvolverem complicações e podendo levar a óbito.
Esta vacina oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Fones: (47) 3357-8554 (47) 8825-9762
Download das fotos em alta resolução
Carregando