Jardins de Ibirama recebem flores do Viveiro Municipal de Mudas

Viveiro foi reativado pela atual Gestão e o trabalho já está “rendendo frutos”
20/11/2014 16:47

As praças de Ibirama estão mais coloridas e floridas, pois receberam flores cultivadas no Viveiro Municipal de Mudas. Localizado no Rio Sellin, o Viveiro foi reativado pela atual Gestão, com a intenção de produzir mudas de qualidade com baixo custo ao Governo Municipal, e o trabalho já está “rendendo frutos”. Mudas de flores, ornamentais, nativas, exóticas, frutíferas e hortaliças já são cultivadas na estrutura.
As flores e mudas ornamentais estão sendo utilizadas nas praças, jardins e locais públicos do município. “Desde a reativação, já foram produzidas e entregues aos jardineiros terceirizados, escolas e secretarias, mais de 500 caixas de mudas de flores”, conta o Secretário da Sedema Marcondes Uhlmann.
As mudas de hortaliças são encaminhadas para as Instituições Educacionais, para aproveitamento no Projeto Horta na Escola e Gastronomia. Já as mudas de exóticas são vendidas a preço de custo para os agricultores.
As frutíferas são disponibilizadas para os interessados e as nativas são usadas para recuperação de áreas desmatadas, áreas de proteção permanente, campanhas do dia da árvore nas escolas e ainda doações. “Somente no ano de 2014 foram semeadas e cultivadas no Viveiro mais de 12 mil árvores nativas”, destaca Francisco Asbreno Lohn, Vice-Prefeito de Ibirama.
O trabalho no Viveiro Municipal de Mudas é desenvolvido pela equipe da Sedema, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Os servidores contam com o auxílio de um Engenheiro Florestal e um Técnico Florestal da Prefeitura, que dá o respaldo técnico com relação às formas de manejo das espécies, tanto nas exóticas, nativas ou hortaliças.
No ano de 2015, a Prefeitura de Ibirama pretende abrir o Viveiro Municipal para visitação. A intenção é divulgar o trabalho realizado para a comunidade e em especial para os estudantes, com o intuito de auxiliar os professores no ensino mostrando a importância do plantio de árvores nativas para a preservação do meio ambiente.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP