Artefatos coletados no Sítio Arqueológico Operário estão em exposição

Visitantes terão acesso a peças utilizadas pelos nossos ancestrais há aproximadamente 4.080 anos atrás
30/10/2014 16:43

A comunidade é convidada para prestigiar uma exposição itinerante inédita no município: dos artefatos coletados no Sítio Arqueológico Operário. O material está exposto no Salão Azul da Associação Hansahoehe, até o dia 7 de novembro. Os visitantes terão acesso a artefatos de rocha, como lâminas lascadas e polidas, instrumentos para cortar e perfurar e ainda, pontas de projétil, utilizadas pelos nossos ancestrais há aproximadamente 4.080 anos atrás.

Exposição na Associação Hansahoehe:

• Até 07/11, das 8h às 12h e das 13:30h às 17h, de segunda à sexta
  • Entrada livre
  • Grupos serão atendidos perante agendamento pelo telefone 47 3357-4442

De 10 a 14 de novembro, a exposição ficará na 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, retornando para a Associação Hansahoehe a partir de 17 de novembro. Segundo a Diretora Municipal do Departamento de Cultura, Maria Aparecida Cristóvão da Silva, no próximo ano, a exposição será levada para as instituições educacionais.

Saiba mais

O material arqueológico foi descoberto na época da construção da PCH Ibirama, quando torres de transmissão da mesma seriam erguidas no Bairro Operário, em Ibirama. Os artefatos foram encontrados em uma plantação de milho na propriedade da família Adam, próximo ao ginásio, no alto do Bairro Operário.
Como medida compensatória, a Usina Salto Pilão investiu no processo de diagnóstico arqueológico do local, prospecção e salvamento arqueológico e educação patrimonial das peças, que foram colhidas, higienizadas, catalogadas e hoje, são integrantes do Museu Municipal Eduardo de Lima e Silva Hoerhann.
A entrega do material exposto aconteceu na tarde desta quarta, 29, no Departamento de Cultura, para a equipe da Prefeitura de Ibirama, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Cultura, Diretores das Escolas Municipais e 14ª SDR.
O Prefeito de Ibirama Osvaldo Tadeu Beltramini participou da entrega das peças e parabenizou a todos que se empenharam para resgatar o material, que, segundo ele, “é uma referência de vida para todos os ibiramenses e pessoas da região”.
Segundo a empresa Preservar Arqueologia e Patrimônio, de Curitiba – PR, contratada para o salvamento arqueológico e educação patrimonial, trabalha-se com a hipótese de que os artefatos encontrados foram utilizados por grupos de caçadores e coletores, de tradição arqueológica Umbú.

Vale a pena conferir!

Sheyla Germano