Estudantes da Rede Municipal de Ensino trocam lixo reciclável por figurinhas

Atividade faz parte do Projeto do Álbum de Educação Ambiental – História e Turismo de Ibirama
27/08/2014 16:07

A manhã desta quarta, dia 27, teve uma atividade diferente para os alunos da Escola Municipal Caminho da Estação, pois hoje era o dia marcado para os jovens trazerem seus pacotes de lixo reciclável de casa, para receberem em troca figurinhas para colar no Álbum de Educação Ambiental – História e Turismo de Ibirama.
“Gostei muito deste álbum. Agora, sempre vou separar o lixo reciclável, mesmo depois de completar o livro com todas as figurinhas”, disse a aluna do 5º ano da instituição, Wanessa Quintino Gertsch, de 11 anos.
O livro, que foi distribuído para aproximadamente três mil alunos e professores do 1º ao 9º ano das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino, retrata a história da educação ambiental de Ibirama de forma contextualizada de estudo.
A troca do material reciclável pelos pacotes de figuras acontece em datas marcadas, de acordo com calendário definido por cada instituição e entregue para todos os estudantes.

SAIBA MAIS
Iniciativa surgiu com a intenção de preparar alunos para desempenhar o papel de “vigilantes” da reciclagem na cidade

Em uma visita realizada ao aterro sanitário, situado no Bairro Serra São Miguel, foi constatado que junto ao lixo orgânico ali depositado havia grande quantidade de lixo reciclável. Essa prática, além de ir contra um dos princípios da preservação ambiental, contribui para a diminuição da vida útil prevista para o aterro sanitário.
A Administração Municipal entende que a construção da cidadania passa pela importância de tratar os resíduos domiciliares de forma consciente e que é tarefa do Poder Público apoiar ações que visem à educação ambiental.
Com a intenção de ampliar os conceitos de educação ambiental e cidadania, a Prefeitura de Ibirama tomou a iniciativa de criar um álbum de figurinhas, para ser distribuído nas escolas, preparando os alunos das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino, para desempenharem o papel de “fiscais” da reciclagem na cidade.

Livro destaca a importância da preservação do meio ambiente, unindo o ontem e o hoje

O livro ilustrado conta a história passada e recente da cidade. A ponte utilizada para unir o ontem e o hoje será a importância de preservar o meio ambiente, para que Ibirama continue a ser conhecida e reconhecida como a “cidade dos belos panoramas”, e mais, como a capital catarinense do respeito ao meio ambiente.
O álbum de figurinhas é um material lúdico de caráter pedagógico e interdisciplinar. Desenvolve tópicos como a colonização, as diversas etnias que compõem a população do município, os países de origem desses grupos de imigrantes, as manifestações e festas populares, as atividades econômicas e sociais, os pontos turísticos do município, a importância da preservação ambiental e da coleta seletiva, o impacto do lixo na vida das pessoas e do planeta e as melhores formas de reciclagem para a devida reutilização do lixo domiciliar.
“Além da troca de figurinhas, há a troca de informações com os professores, assim como a possibilidade de integração entre os alunos e o desenvolvimento de conceitos de solidariedade, companheirismo e união, de forma interativa”, diz a Secretária Municipal de Educação Izabel Petersen.
A criação do álbum de figurinhas é integrante do Programa Ibirama cidade justa, cidade feliz.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP