Secretaria de Saúde de Ibirama realiza Campanha de Combate às Hepatites Virais

Ação inicia neste sábado com o Dia D de Mobilização
25/07/2014 10:42

Para prevenir e detectar de forma precoce casos de hepatite entre a população, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu a Campanha de Combate às Hepatites Virais, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.
No período de 26 de julho a 1° de agosto serão oferecidos testes rápidos para detecção das hepatites B, C, sífilis e HIV, vacinação contra a hepatite B, além de preservativos e material informativo sobre a doença.
A mobilização inicia com o Dia D, neste sábado, 26, das 8h às 17. Nesta data, a Unidade de Saúde de Dalbérgia e o PAM do Centro terão atendimento para a realização do teste rápido e aplicação de vacinas.
Público alvo
Serão imunizadas para crianças a partir do zero ano e jovens e adultos de até 49 anos, que nunca tomaram a vacina. Também devem se proteger pessoas dos seguintes grupos vulneráveis, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores. A vacinação será feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
Para as crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.
Esta campanha é de extrema importância, pois de acordo com os dados no Ministério da Saúde, de 1999 a 2011, foram notificados e confirmados no Brasil 120.343 casos de hepatites B, sendo que 31,6% na região Sul e 82.041 casos de hepatite C, sendo 22,3% da região Sul. Em Santa Catarina, de 1994 a 2013 foram notificados 13.406 casos de hepatite B e 10.887 casos de hepatite C.
Teste rápido
Durante o período de mobilização (26 de julho a 1º de agosto), todas as Unidades de Saúde realizarão o teste rápido, que é um tipo de exame que, utilizando apenas uma gota de sangue do paciente, permite a detecção da doença. Para isso, pessoas que apresentaram comportamento de risco devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima , onde o mesmo será feito conforme a rotina de cada Unidade.
”É de vital importância a apresentação do cartão de vacina para observação do esquema de vacina da HEPATITE”.
Hepatites Virais
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas, quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.
A hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas.
A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.
A hepatite C também é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados.
Como prevenir a hepatite A:
Lave as mãos após usar o banheiro, quando for preparar alimentos e antes de se alimentar;
Lave bem frutas, verduras e legumes e deixe mergulhados por 30 minutos em uma solução preparada com duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% diluídas em um litro de água tratada;
Cozinhe muito bem mariscos e outros frutos do mar.
Como prevenir as hepatites B e C:
Vacine-se contra a hepatite B;
Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar;
Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação;
Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis;
Utilize material de manicure individual e esterilizado;
Use sempre camisinha.

Sheyla Germano