Professores participam de mais uma etapa da Formação Continuada

Aproximadamente 150 educadores da Rede Municipal de Ensino participaram de dois encontros
24/07/2014 14:10

Nesta semana, aproximadamente 150 professores e estagiários da Rede Municipal de Ensino participaram de mais uma etapa do Projeto de Formação Continuada, realizado pela Prefeitura de Ibirama, por meio de Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a FURB - Universidade Regional de Blumenau. O primeiro encontro foi realizado na noite de segunda, dia 21, no IFC, e o segundo nesta quarta, 23, durante todo o dia, na E. M. Christa Sedlaceck.
“Sempre é bom ter um momento dedicado à reflexão e aprendizado. Estamos tendo a oportunidade de trocar informações e experiências. Os temas em pauta são interessantes e os palestrantes têm muita experiência, não somente de universidade, mas também do ensino fundamental, vindo ao encontro da nossa realidade”, disse o Professor de Educação Física Willian Vargas.
Nesta etapa, vários temas foram abordados: alfabetização matemática/geometria – espacial e plana, jogos teatrais e jogos de faz de conta em sala de aula, as línguas no currículo: inglês e alemão, a educação física na escola e no CEI: concepções e desafios, formas de registro na educação infantil, entre outros.
“Estamos dando continuação a nossa formação pedagógica, com uma revisão e atualização da graduação, norteando para uma prática com espaços e tempos diversificados na sala de aula. Quem ganha são as crianças, que vão aprender brincando”, afirmou a Professora e Diretora do CEI Ruth Schlei Dolíria Konnel.
Esta Formação é ofertada aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, com aproximadamente 400 horas de formação. O projeto iniciou em abril e até o fim deste ano ainda serão realizadas quatro oficinas, três palestras, uma formação de gestores e um seminário de socialização de experiências.
“Na política de qualificação e valorização dos educadores investiu-se na Formação Continuada. Esta ação faz com que nós professores possamos refletir sobre nossas praticas pedagógicas, as trocas de experiências e as novas perspectivas educacionais”, esclarece a Secretária Municipal de Educação Izabel Petersen.
Os professores-formadores, que estão atuando neste projeto em Ibirama, são mestres ou doutores da FURB.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP